sábado, 24 maio 2024

Acreano é selecionado para participar do Programa Operação COP 2024: Jovens Embaixadores pelo Clima

Suene Almeida, ContilNe

Gabriel Henrique Lima do Nascimento, de 22 anos, servidor da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foi selecionado para participar do programa Operação COP 2024: Jovens Embaixadores pelo Clima” projeto realizado pelo The Climate Reality Project Brasil –  Projeto Realidade Climática.

O programa tem o propósito de fomentar a participação de qualificação de jovens entre 18 e 29 anos na área ambiental, baseado nas resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Inicialmente, 50 jovens escolhidos participarão de um treinamento nacional virtual, que acontece de maio a julho. Posteriormente, 10 jovens serão selecionados e devem participar de uma nova capacitação entre agosto e outubro.

Gabriel Henrique afirmou está preparado para passar pela formação e difundir à comunidade os conhecimentos obtidos.

“Eu, como um jovem acreano, negro e da comunidade LGBTQIAP+, me orgulho por ter sido escolhido a participar desse projeto e por trazer essa representatividade a essa pauta tão importante ligada às mudanças climáticas. Acho que ter oportunidade de vivenciar junto a líderes ligados ao meio ambiente é um crescimento profissional imenso e uma oportunidade única de poder contribuir com o futuro da região Norte, que vem sofrendo graves impactos decorrentes dessas mudanças, e do mundo”, ressaltou.

A primeira etapa consiste em abordar princípios básicos do regime internacional de mudanças climáticas, com foco no Brasil. Os jovens irão conhecer o ambiente diplomático, dando sua contribuição para o fortalecimento das relações internacionais do país.

A presencial na COP 29 ocorre de 11 a 24 de novembro deste ano, em Baku, no Azerbaijão. A seleção dos candidatos que podem integrar a delegação oficial brasileira acontece no decorrer do ano.

Últimas