Desafios de engenharia em tela de 18 polegadas e peso elevado do dispositivo complicam projeto ambicioso da empresa

Imagem: tinhkhuong/Shutterstock

Apple logo

Tudo sobre Apple

A Apple enfrenta obstáculos técnicos no desenvolvimento de um iPad dobrável de aproximadamente 18 polegadas, o que pode adiar o lançamento originalmente planejado para 2028, segundo fontes familiarizadas com o assunto revelaram para a Bloomberg.

O dispositivo, codinome J312, teria preço estimado em US$ 3.000 e faz parte de um esforço da empresa para trazer inovação à linha de iPads, que perdeu parte da demanda para os Macs nos últimos anos.

iPads, AirPods, Apple Watch, Macs e HomePods já são montados no Vietnã
iPad dobrável da Apple enfrenta atrasos e pode chegar apenas em 2029 (Imagem: Farknot Architect / Shutterstock)

Como o iPad dobrável deverá ser

  • O tablet dobrável está sendo desenvolvido em parceria com a Samsung Display, que produz o painel OLED que minimiza o vinco característico das telas dobráveis.
  • Diferente do iPhone dobrável da Apple, o iPad não terá tela externa e, quando fechado, lembra um MacBook, com alumínio em ambos os lados.
  • Aberto, ele teria tamanho semelhante a um laptop de 13 polegadas.

O desenvolvimento do painel de 18 polegadas trouxe desafios de peso e tecnologia. Protótipos atuais pesam cerca de 1,6 kg (quase três vezes o iPad Pro de 13 polegadas) e o custo da tecnologia OLED elevou o preço do dispositivo para quase três vezes o de um iPad convencional.

A complexidade fez com que algumas fontes questionassem se o projeto será concluído, lembrando que a Apple já cancelou iniciativas como o carro autônomo e a versão mais barata do Vision Pro.

Leia mais:

iPad Air
Dispositivo se inspira no MateBook Fold, mas problemas de peso e custo geram dúvidas sobre viabilidade – Imagem: Yalcin Sonat / Shutterstock.com

Estratégia da Apple

O iPad dobrável se inspiraria em produtos como o MateBook Fold da Huawei, também de 18 polegadas, vendido na China.

A Apple pretende, com ele, competir no mercado de dobráveis, atualmente explorado por Samsung, Google, Motorola e Huawei, onde consumidores aceitam pagar mais por telas maiores em formatos portáteis.

Enquanto isso, a Apple continua a atualizar a linha tradicional de iPads, com o iPad Pro recebendo o chip M5, e os modelos Air e básicos ganhando pequenas melhorias de hardware no próximo ano.

No entanto, o impacto estratégico do iPad dobrável seria significativamente maior, mostrando a capacidade da Apple de inovar em novos formatos de dispositivos móveis.

apple ipad
Apple testa limites da tecnologia com iPad dobrável, mas lançamento permanece incerto (Imagem: DenPhotos/Shutterstock)

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura

Editor(a) SEO

Layse Ventura no LinkedIn

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.