O período para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 chegou ao fim, e no Acre, 110.172 contribuintes enviaram seus dados dentro do prazo estipulado pela Receita Federal. O estado integra a 2ª Região Fiscal, ao lado de Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima. No total, os seis estados da região contabilizaram 2.064.937 declarações entregues.
Para quem não conseguiu enviar a declaração a tempo, é bom se preparar para consequências financeiras. Mesmo quando não há imposto a pagar, o atraso implica em multa, com valor mínimo fixado em R$ 165,74.
No caso de haver imposto devido, a penalidade se torna proporcional: incide uma cobrança de 1% ao mês sobre o valor do imposto, podendo atingir até 20% do montante total. Ou seja, quanto maior o valor a ser pago, mais cara será a multa para o contribuinte inadimplente.
A Receita Federal orienta que aqueles que ainda não cumpriram a obrigação regularizem a situação o quanto antes, a fim de reduzir encargos adicionais. As instruções completas para envio e preenchimento da declaração estão disponíveis na plataforma “Meu Imposto de Renda”, acessível pelo portal oficial do órgão.

Mais de 100 mil acreanos entregaram declaração do imposto de renda no prazo, diz Receita Federal/ Foto: Igo Estrela/Metrópoles
