Rio Acre recua e famílias desabrigadas devem retornar para casa na quinta-feira

Enchente do Rio Acre afeta 43 bairros em Rio Branco

Após o Rio Acre se aproximar da marca de 16 metros, o nível das águas começou a baixar em Rio Branco, fazendo com que a cidade deixasse a cota de alerta na tarde desta segunda-feira (24). Com essa redução, as famílias que estavam abrigadas no Parque de Exposições e em escolas do município poderão retornar para suas residências a partir da próxima quinta-feira (27).

As famílias deverão ser levadas às suas casas/ Foto: Evandro Derze/Secom

A informação foi confirmada ao ContilNet pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, que explicou que o retorno pode ser antecipado, mas depende de o rio atingir uma cota considerada segura para o retorno das famílias.

“A previsão é para quinta-feira, mas, se as condições forem atendidas, como limpeza do bairro, vistoria da Defesa Civil, verificação das condições das casas, restabelecimento da infraestrutura e a cota do rio sendo adequada, com 10 metros, as famílias poderão voltar antes”, detalhou Falcão.

O coordenador acrescentou que, caso seja necessário, as famílias podem retornar antes de o rio atingir os 10 metros, desde que haja a garantia de que o nível das águas não voltará a subir.

Em Rio Branco, a enchente do Rio Acre afetou 43 bairros e 19 comunidades rurais. No total, 169 famílias continuam nos abrigos, e mais de 31,3 mil pessoas foram impactadas pelas águas, tanto na área urbana quanto rural.