Saiba como prevenir lesões durante a prática de atividades físicas

Com a tecnologia em alta no mundo todo, não há dúvidas de que todos estamos propícios ao sedentarismo em razão das belezas tecnológicas que podem contribuir para essa condição. Com esse cenário cada vez mais real, começar a  praticar regularmente atividades físicas se mostra uma necessidade.,

Mas, para isso, antes é importante entender os problemas ocasionados pela prática inadequada ou o excesso de esforço. Muitos desses fatores são desencadeados por acessórios que não são certos para a atividade realizada.

E isso não é o que queremos, por isso entrar e ver as promoções da Netshoes para adquirir os itens certos, além de aprender a prevenir lesões, são um caminho importante para prosseguir com a rotina sem problemas.

Antes mesmo de procurar iniciar a prática de atividades físicas, pode ser considerado importante realizar aquela preparação no corpo, que irá receber alta carga graças aos esforços da realização das atividades. Para começar, nada melhor do que seguir as dicas que estão neste artigo.

Aquecimento

O primeiro passo para manter lesões e outros problemas derivados dos exercícios de alta intensidade bem longe é o aquecimento. Quem está iniciando agora precisa saber que essa é uma parte essencial de qualquer rotina de exercícios. O aquecimento consegue preparar o corpo para receber a atividade física. Como isso acontece?

Simples! Aumentando gradualmente a temperatura corporal e melhorando ao todo a circulação do corpo. Com o sangue “quente”, cada atleta ou pessoa que realiza atividades físicas podem usufruir de maior flexibilidade dos músculos, reduzindo o risco de lesões.

Alongamento

Muitas pessoas que estão iniciando agora no mundo dos exercícios físicos acabam confundindo o aquecimento com o alongamento; porém, essas duas técnicas são bem distintas. Enquanto uma envolve fazer exercícios para aquecer o corpo, a outra utiliza técnicas importantes para melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento das articulações.

É importante realizar os dois tipos de exercícios. Os alongamentos dinâmicos antes da sessão de exercícios podem ajudar a relaxar os músculos e melhorar a recuperação, por isso ele é tão importante.

Fortalecimento muscular

Fortalecer os músculos ao redor das articulações pode ajudar a prevenir lesões. A grande pergunta que surge é: como fazer isso? A resposta é bastante simples. Isso pode ser feito através de exercícios de resistência, como levantamento de peso, treinamento com elásticos ou exercícios de peso corporal, como na calistenia.

É importante trabalhar todos os grupos musculares de forma equilibrada para garantir uma distribuição adequada da força e prevenir desequilíbrios musculares que possam levar a lesões. Um dos melhores métodos disponíveis hoje para fazer isso é o crossfit.

Descanso e hidratação

Por fim, temos dois elementos que são negligenciados por muitos: o descanso e a hidratação. Falando primeiro do descanso, ele é essencial para a recuperação muscular e a prevenção de lesões.

O corpo precisa de tempo para se recuperar após o exercício intenso; portanto, é importante alternar os dias de treino com dias de descanso. Além disso, garantir uma boa noite de sono é crucial para permitir que o corpo se recupere bem.

Já quando o assunto é hidratação, é possível ver a sua importância ao analisar que o desempenho acaba sendo prejudicado quando esse ato é negligenciado. Além disso, a falta de hidratação ajuda a contribuir para lesões durante a prática de atividades físicas.

A água desempenha um papel crucial na regulação da temperatura corporal e na lubrificação das articulações. Isso faz desse elemento um dos fatores primordiais para evitar lesões durante atividades físicas, principalmente no verão, quando o clima fica quente e a tendência de liberarmos água do corpo pelo suor é maior.

Sobre

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas