segunda-feira,20 maio 2024

Situação das UTIs melhora em Rio Branco, mas só 2 leitos estão disponíveis no PS, diz Sesacre

Maria Fernanda Arival, ContilNet

Dados do Observatório em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) apontam uma melhora na situação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Rio Branco.

Na última quarta-feira (15), não havia nenhum leito de UTI disponível, mas após atualização às 8h desta quinta-feira (16), o painel mostrou dois leitos disponíveis na capital acreana.

Na última terça-feira (14), o Governo do Acre decretou situação de emergência em saúde pública em todo o estado.

De acordo com os dados da Sesacre, em Rio Branco, dos 27 leitos do Pronto-Socorro de Rio Branco, 2 estão disponíveis. Já na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), todos os 18 leitos estão ocupados, da mesma maneira no Hospital Santa Juliana, que tem 20 leitos de UTI, mas todos estão ocupados.

No Juruá, o cenário não é tão diferente, pois dos 10 leitos, há apenas 1 segue disponível no Hospital Regional do Juruá.

À Agência de Notícias do Acre, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, voltou a afirmar que a alta ocupação dos leitos de UTI não está relacionada à SRAG, mas a politraumas.

Quero tranquilizar a população, pois os leitos pediátricos estão estáveis e as cirurgias continuam sendo realizadas normalmente. Essas medidas visam garantir que o sistema de saúde do Acre esteja preparado para lidar com o aumento da demanda e proteger a população, caso haja necessidade. O decreto tem vigência de noventa dias e reflete o nosso compromisso em enfrentar a situação com eficiência e transparência”, finalizou.

Últimas