Ameaçado pela greve convocada contra a reforma trabalhista e por protestos do movimento #MeToo, a 77ª edição do Festival de Cannes tem início nesta terça-feira (14/5).
O organizador do evento, Thierry Frémaux, prometeu um evento sem polêmica. Mas isso não é a cara do festival cuja cerimônia de abertura no Palais des Festivals exibirá a comédia Le Deuxième Acte, de Quentin Dupieux, cujos créditos incluem o terror cult Rubber, O Pneu Assassino (2010), sobre um pneu com poderes telepáticos capaz de explodir cabeças.

Reprodução
Cannes gosta desse tipo de pontapé inicial, fora da caixinha. Em 2022, Cannes escolheu como obra de abertura a refilmagem da cultuada comédia de horror japonesa Plano Sequência dos Mortos. Em Coupez!, o vencedor do Oscar Michel Hazanavicius (O Artista), namorou a arte do cinema enquanto brincava com o gênero zumbi
. Já no ano passado, em 2023, de fato houve uma polêmica: o retorno de Johnny Depp às telonas no drama de época Jeanne Du Barry, de Maiwenn. A escolha da obra até provocou questionamento na coletiva de imprensa para a atriz Brie Larson.