domingo,26 maio 2024

Há dias em cenário crítico, Rio Branco tem apenas 3 leitos de UTI disponíveis

Maria Fernanda Arival, ContilNet

Dados do Observatório em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre, analisados pelo ContilNet nesta segunda-feira (6), apontam que Rio Branco tem apenas três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto disponíveis.

Em cada unidade hospitalar de Rio Branco há um leito de UTI adulto disponível. No Pronto-Socorro de Rio Branco, que possui 27 leitos, 26 estão ocupados.

Na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), que tem 18 leitos disponíveis, 17 estão ocupados.A mesma situação acontece no Hospital Santa Juliana, com 19 leitos ocupados dos 20 disponíveis.

Em relação ao interior do estado, em Cruzeiro do Sul, a situação é menos preocupante. No Hospital Regional do Juruá, dos 10 leitos de UTIs, apenas metade, 5, estão disponíveis.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, já havia dito em entrevista ao ContilNet que a maioria dos casos de ocupação de leitos na UTIs está relacionada a politraumas (provocados por acidentes de trânsito, especialmente), infecções não relacionadas ao aparelho respiratório e síndromes respiratórias.

VEJA MAIS: Acre tem apenas 6 leitos de UTI disponíveis e acidentes são a maior causa da superlotação

“Nós abrimos 18 novos leitos pensando nesse cenário, sabendo que em determinado momento nós teríamos essa sobrecarga. Nos planejamos ao que iria acontecer, que o cenário epidemiológico estava mostrando”, diz.

SRAG no Acre

Divulgado na quinta-feira (2), o Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta a manutenção do aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país.

Ao contrário da maioria dos estados, o Acre apresenta estabilidade/oscilação no número de casos de SRAG na tendência de curto e longo prazo.

A análise é referente à Semana Epidemiológica 17, período de 21 a 27 de abril, e tem como base os dados inseridos no Sivep-Gripe até 29 de abril.

Últimas