sábado, 24 maio 2024

Culinária acreana é apresentada na Semana de Gastronomia do Senac no Rio de Janeiro

Redação ContilNet

Com um cardápio repleto de delícias acreanas, os chefs do Senac Acre Fernanda Ferreira, Iana Wolter, Kleverson Silva e Jhonny Rocha desembarcam no Rio de Janeiro para oferecer um menu de sabores e tradições da gastronomia acreana no Restaurante-Escola Senac Downtown Rio Janeiro na quarta-feira, 8, na Semana da Gastronomia do Senac.

Além disso, na noite, haverá uma aula-show com a chef Fernanda Ferreira que vai ensinar o preparo do Pirarucu a Casaca.

Os clientes do restaurante-escola, que é aberto ao público, vão se deliciar com opções de entradas frias e quentes, pratos principais e sobremesas.Para abrir o apetite será oferecido minitapioca recheada com pirarucu desfiado, salada de pirarucu com feijão e castanha-do-pará laminada, charutinho de tucupi e miniquibe de arroz.

Para os pratos principais será servido Pirarucu à casaca, Risoto de pato no tucupi, a tradicional Galinha Caipira e a famosa Rabada com tucupi. Esses acompanhados de farofa e vatapá. Para adoçar a alma, os chefs acreanos servirão cuco e creme de cupuaçu, torta de banana e pudim de açaí.

A chef e orientadora de gastronomia no Senac Acre Fernanda Ferreira explicou que esta é uma oportunidade de demostrar pratos típicos da região e ingredientes saborosos, como o pirarucu.

“Esse peixe é muito saboroso, temos ele como o bacalhau da Amazônia, e com essa apresentação poderemos divulgar isso”, disse a chef, que acrescentou, “vamos movimentar a culinária acreana”.

A diretora regional do Senac Acre, Débora Dantas, destaca que essa é uma oportunidade de demostrar a cultura, as tradições, o artesanato e a gastronomia acreana.  “

Não estamos apenas movimentando a culinária acreana, mas também fortalecendo os laços culturais e tradicionais de nosso povo com tudo que estamos levando na bagagem para demonstrar no Rio de Janeiro”.

A Semana de Gastronomia Senac é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac com o objetivo de promover a atuação da instituição nos restaurantes-escola, empresas pedagógicas criadas para que os alunos tenham a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão, complementando o conhecimento adquirido em sala de aula.

O evento ocorrerá no Restaurante-Escola Downtown situado na avenida General Justo, 307, Centro do Rio de Janeiro, térreo do edifício da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Últimas