Nova frente fria chega ao Acre nesta sexta com queda nas temperaturas

O evento climático marca oficialmente a entrada do inverno na região

Uma nova frente fria está prestes a alcançar o Acre e deve aliviar novamente o calor intenso dos últimos dias. Conforme o meteorologista Davi Friale, uma massa de ar polar — a nona registrada neste ano — deverá chegar ao estado nesta sexta-feira (20), coincidindo com o início do inverno no hemisfério sul.

nao-acaba-nunca?-veja-ate-quando-vai-o-frio-em-junho

Além do declínio nos termômetros, há chance de chuvas isoladas em algumas localidades do Acre ao longo da sexta-feira: Foto/ Reprodução

Esse sistema atmosférico será responsável por trazer a terceira friagem de 2025, contribuindo para a queda das temperaturas em todo o território acreano. O tempo deverá se manter com ventos ao longo do dia e temperaturas mais baixas à noite, especialmente em municípios do interior e das regiões sul, onde os termômetros podem marcar menos de 18 °C.

Friale também afirmou que esse mesmo fenômeno climático deverá atingir outras áreas, como Rondônia, parte do Amazonas (sul e sudoeste), Mato Grosso, além de regiões da Bolívia e da selva peruana.

Além do declínio nos termômetros, há chance de chuvas isoladas em algumas localidades do Acre ao longo da sexta-feira.

O evento climático marca oficialmente a entrada do inverno na região, período que geralmente apresenta madrugadas mais geladas e episódios característicos de friagem na Amazônia Ocidental.

Ainda de acordo com o especialista, é possível que o inverno de 2025 registre semanas com temperaturas inferiores à média, já que novas massas de ar frio podem atingir o estado nos próximos meses.