A jornalista natural do Acre, Isabelle Freitas Figueiredo, de 25 anos, passou por momentos de tensão extrema após ser surpreendida por uma série de tremores sísmicos que atingiram Lima, capital do Peru, no último domingo (16) e segunda-feira (17). Isabelle vive na cidade há três meses, residindo sozinha em um apartamento localizado no distrito de San Miguel. No momento do primeiro grande tremor, ela estava lavando roupas.

Evento assustou moradores da capital do Peru/Foto: Reprodução
“Começou devagar e, nos últimos 30 segundos, foi bem forte. Eu que moro no 5° andar senti bastante e todo mundo do prédio precisou descer por alguns minutos para evitar estar dentro do edifício caso voltasse”, contou em entrevista ao portal G1.
A tensão se intensificou com o alerta de um possível tsunami, fazendo com que diversos moradores deixassem seus lares em busca de segurança.
O terremoto mais intenso teve epicentro em Callao, região vizinha à capital, situada a aproximadamente 30 km do centro de Lima. De acordo com dados do Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo (CSEM), o tremor alcançou magnitude 6.1 e ocorreu a 40 km de profundidade.

O apartamento da acreana fica no quinto andar/Foto: Reprodução
Uma das consequências mais graves do abalo foi a morte de um mototaxista de 37 anos, atingido por um muro que desabou. Além disso, 17 pessoas ficaram feridas e sete estabelecimentos de saúde tiveram suas estruturas comprometidas.
Durante a conversa com o G1, Isabelle relatou que seu maior temor foi o risco de uma onda gigante. “Além dos acidentes por causa do tremor da terra e das paredes, o principal ponto foi o medo de tsunami, mas em 30 minutos o governo regional já explicou que não teria nenhum risco”, comentou.
Cerca de 40 minutos após o primeiro abalo, outro tremor foi sentido, desta vez com magnitude 3.6 e profundidade de 29 km. No dia seguinte, na segunda-feira por volta das 12h40 (horário local), um terceiro evento sísmico, de magnitude 4.2 e a 56 km de profundidade, voltou a provocar medo entre os habitantes da cidade. Isabelle, que concedia entrevista naquele instante, relatou: “minha colega de apartamento veio correndo pro meu quarto”.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos declarou que havia um risco reduzido de tsunami. Inclusive, um jogo de futebol em andamento foi interrompido devido aos tremores. Até o momento, não há informações consolidadas sobre a quantidade de residências danificadas.