Boca de urna indica vitória de Lee Jae-myung na Coreia do Sul

Os sul-coreanos votaram nesta terça-feira (3/6) para escolher o novo presidente, seis meses após a tentativa de lei marcial no país

De acordo com a agência sul-coreana Yonhap, uma pesquisa de boca de urna do canal de televisão MBN projetou que Lee Jae-myung receberia 49,2% dos votos, superando Kim Moon-soo.

Os sul-coreanos votaram nesta terça-feira (3/6) para escolher o novo presidente, após passarem por um período em que o ex-líder Yoon Suk-yeol impôs a lei marcial no país.

Getty Images

O que aconteceu

  • O ex-presidente Yoon Suk-yeol foi destituido após tentar impor a lei marcial no país e fechar o parlamento, em dezembro do ano passado, sob o argumento de combater a Coreia do Norte.
  • A Corte Constitucional da Coreia do Sul confirmou, por unanimidade, a destituição de Yoon, quatro meses após a tentativa. Ele chegou a ser preso, mas saiu do centro de detenção.
  • Seis horas depois, ele teve de recuar, pois os deputados conseguiram romper o cordão militar e se reunir na Câmara para revogar a lei marcial.

O ex-presidente conservador causou comoção na noite de 3 de dezembro ao declarar a lei marcial e enviar o exército ao Parlamento. Seis meses após a decisão, cerca de 73,9% votaram em um novo líder.

A contagem dos votos começou logo após o fechamento das urnas, às 20h no horário da Coreia do Sul, e às 8h no horário de Brasília. O novo presidente assumirá o cargo imediatamente.