No primeiro trimestre de 2025, a Avenida Ceará foi a via com maior número de acidentes de trânsito em Rio Branco, registrando 30 ocorrências. As informações são do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), que contabilizou 148 casos no total entre janeiro e março deste ano na capital do Acre.

A avenida é líder em casos no período/Foto: Yuri Marcel/g1
Outras vias com alto índice de acidentes incluem a Avenida Antônio da Rocha Viana, com 20 registros, e a Via Chico Mendes, com 16. Veja abaixo a relação das vias mais perigosas nesse período:
-
Avenida Ceará – 30 registros
-
Avenida Antônio da Rocha Viana – 20
-
Via Chico Mendes – 16
-
Rua Rio de Janeiro – 15
-
Avenida Getúlio Vargas – 14
-
Rodovia AC-40 – 14
-
Estrada do Calafate – 12
-
Avenida Sobral – 8
-
Rua Minas Gerais – 7
-
Rua Valdomiro Lopes – 6
-
Rua Isaura Parente – 6
Apesar do número considerável de ocorrências, o estado do Acre apresentou uma queda expressiva no número de mortes relacionadas ao trânsito. Segundo dados da Coordenação de Engenharia e Estatística do Trânsito (Ceet), vinculada ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), foram registradas 17 mortes nas vias do estado nos três primeiros meses de 2025 — uma redução de 45,2% em comparação com o mesmo período de 2024, quando houve 31 óbitos.
Os principais fatores que contribuíram para os acidentes fatais continuam sendo a velocidade acima do permitido e a condução sob efeito de álcool, conforme destacam os órgãos fiscalizadores.
A presidente do Detran-AC, Taynara Martins, comentou os números e destacou a importância da continuidade das ações educativas e de fiscalização:
“Essa queda é, sem dúvida, uma conquista que precisa ser reconhecida, fruto do esforço conjunto entre órgãos públicos, sociedade civil e imprensa. No entanto, ainda estamos longe do ideal. Cada vida perdida no trânsito é uma tragédia e nosso compromisso é continuar trabalhando para que esses números caiam ainda mais”
