Professora acreana é destaque nacional em premiação de sustentabilidade e inclusão – ContilNet Notícias

A homenagem vem por parte da Câmara Brasileira de Cultura e Academia de Ciências e Artes, e será entregue à professora no dia 5 de junho

A Universidade Federal do Acre (Ufac) teve mais um dos membros de seu corpo docente sendo homenageados nacionalmente. Almecina Balbino Ferreira foi indicada para o recebimento da honraria da Cruz do Mérito da Amazônia, no Grau Dama Comendadora.

A professora será homenageada com honraria/Foto: Cedida

A homenagem vem por parte da Câmara Brasileira de Cultura e Academia de Ciências e Artes, e será entregue à professora no dia 5 de junho, durante o evento Ícones da Amazônia, que acontecerá em Belém, no Pará, onde também ocorrerá a COP 30, em novembro deste mesmo ano.

A professora da Ufac afirmou que se sente muito feliz com a homenagem recebida, mas que apesar disso, a sua maior felicidade é poder ser exemplo para outras mulheres negras amazônidas.

“Quero que meninas negras, jovens da periferia, indígenas e todos aqueles que já se sentiram à margem possam olhar para essa conquista e se enxergar nela. Quero ser exemplo. Quero dizer: vocês também podem ocupar esses espaços com dignidade e excelência”, revelou ela.

Ferreira falou ainda que a honraria não é apenas dela, mas também daqueles que tem um compromisso firmado com o futuro inclusivo e responsável ambientalmente.

“Sou professora da Universidade Federal do Acre, mulher negra, amazônida, e dedico parte da minha vida à educação e à pesquisa voltadas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Por isso, essa honraria não fala apenas da minha trajetória, mas do compromisso coletivo com um futuro mais justo, inclusivo e ambientalmente responsável”, completou.

Almecina Ferreira é graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre, com especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), possui mestrado e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista, (Unesp) e pós-doutorado no Jardim Botânico de Nova York, Estados Unidos.

A professora atualmente está atuando no Centro de Ciências Biológicas e da Natureza da Ufac e é curadora do hervário, a maior coleção biológica do Estado, dentre diversas outras atuações dentro da Ufac e também em colaboração com outras instituições nacionais e internacionais.