Segundo o Saerb, essas melhorias devem elevar a capacidade de captação da ETA II de mil para 1.400 litros por segundo
A Prefeitura de Rio Branco deu início, nesta quinta-feira (25), a uma operação para modernizar o sistema de captação e distribuição de água na capital. A ação, conduzida pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), fez com que fosse necessária a suspensão temporária do fornecimento de água em cerca de 70% da cidade, com previsão de retomada gradual até o final do dia.
A intervenção está sendo executada na Estação de Tratamento de Água II (ETA II), localizada na regional da Sobral. Está sendo realizada a substituição da antiga adutora por novas linhas de captação, além da instalação de bombas mais potentes.
Segundo o Saerb, essas melhorias devem elevar a capacidade de captação da ETA II de mil para 1.400 litros por segundo, promovendo um avanço significativo na eficiência do sistema.
As novas bombas, adquiridas com recursos próprios da prefeitura, têm capacidade individual para bombear até 300 litros por segundo.
“Teremos bombas de reserva e sobra de capacidade instalada, o que nos permite mais segurança e regularidade no fornecimento. As melhorias trarão um alívio significativo para o sistema de abastecimento, que enfrentava limitações em momentos de alta demanda”, destacou Eden Franco, gerente de manutenção mecânica do Saerb.

