Alerta: Rio Acre sobe 6 metros em Assis Brasil e águas devem chegar à capital nas próximas horas

Foi registrado um aumento significativo do Rio Acre no município de Assis Brasil, no Alto Acre. De acordo com autoridades, houve uma elevação de 6 metros nas últimas 24 horas. A cidade, que faz fronteira com o Peru por meio da cidade de Iñapari, volta a ligar o alerta para possíveis impactos provocados pela cheia do rio.

Moradores da região registraram vídeos que circulam nas redes sociais, mostrando a rápida elevação das águas e expressando preocupação com a situação. As imagens mostram trechos do rio próximos à zona urbana e refletem o temor da população diante da possibilidade de transbordamentos.

O Rio Acre, que corta o município de Assis Brasil, no interior do Acre, registrou uma elevação de 6 metros nas últimas 24 horas / Foto: Reprodução

A elevação repentina do nível do Rio Acre preocupa autoridades e moradores, principalmente por se tratar de uma região sensível a alagamentos durante o período chuvoso.

Embora a cheia tenha ocorrido na fronteira, os efeitos do aumento do nível do rio devem ser sentidos também em Rio Branco, capital do estado, nos próximos dias. Isso porque a elevação nas cabeceiras costuma influenciar diretamente o comportamento do rio em toda a bacia.

O coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, conversou com a reportagem do ContilNet sobre o risco que a elevação do rio no Alto Acre traz para a capital acreana.

“Tivemos um absurdo de chuva nessas últimas 24 horas na Bacia do Rio Acre. Em Xapuri choveu 95 milímetros. É chuva demais. Em Assis Brasil, mais de 6 metros de aumento. Em Brasiléia, mais de 2 metros. Em Capixaba, mais de dois e meio. Na capital, o rio está 7,14 m e pode chegar, dependendo da situação, a 8,9 metros, mas é só isso, não corre o risco de chegar numa cota de preocupante”, disse Falcão.

Falcão disse que as águas de Assis Brasil devem chegar a Rio Branco em até 72 horas. “De Capixaba, em menos de 24 horas. E a de Xapuri, deve chegar em até 48 horas”, finalizou.

VEJA VÍDEOS: