Liderança indígena de Feijó reforça luta indígena por direitos e igualdade durante evento em Brasília

Cacique da aldeia Shane Tatxa Kaya é pioneira na liderança feminina e cofundadora da instituição SITOAKORE

Brasília recebe, a partir desta segunda-feira (7), a 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), o maior encontro de mobilização indígena do Brasil. O evento reúne lideranças de diversas etnias para debater os direitos dos povos originários e políticas públicas voltadas a essas populações.

Com o tema “Apib somos todos nós: em defesa da Constituição e da vida”, o ATL 2025 é promovido pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e busca reforçar o protagonismo indígena na luta pela garantia dos direitos previstos na Constituição Federal.

Cacique da aldeia Shane Tatxa Kaya, Edina fez história ao se tornar a primeira mulher a liderar sua comunidade / Foto: Rede Social

Entre as lideranças participantes está Edina Shanenawa, do município de Feijó, no Acre. Cacique da aldeia Shane Tatxa Kaya, Edina fez história ao se tornar a primeira mulher a liderar sua comunidade. Rompendo tradições, ela recebeu o cocar de seu pai, que só teve filhas, assumindo com responsabilidade a missão de conduzir o seu povo.

Edina é mãe de cinco filhos — quatro mulheres e um menino — e cofundadora da instituição SITOAKORE, que atua em defesa dos povos indígenas no Acre, sul do Amazonas e noroeste de Rondônia.

Reconhecida por sua atuação firme e inspiradora, Edina se destaca como uma voz ativa em defesa dos direitos indígenas no Acre. Ela é uma das pioneiras no fortalecimento do empoderamento feminino em seu território, trazendo a força das mulheres indígenas para o centro das discussões sociais.