Ministério da Saúde indicam que, entre 2022 e 2023, o Acre registrou um aumento de 38,8% no número de procedimentos realizados, saltando de 38,2 mil para 53,1 mil cirurgias, contabilizando os procedimentos realizados desde 2018.
Até dezembro de 2024, número de cirurgias realizadas atingiu marca histórica de 61,3 mil. Foto: Izabelle Farias/Sesacre
Até dezembro de 2024, o número de operações realizadas atingiu a marca histórica de 61,3 mil, e as expectativas para 2025 são ainda mais otimistas. Já em 2025, até o momento, foram realizadas 1.567 cirurgias, com a previsão de ultrapassar os números de 2024.
O governo acreano celebrou a conquista, destacando que o estado tem se consolidado como referência nacional no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no que diz respeito à realização de cirurgias eletivas.
“O avanço se deve, em grande parte, ao Programa Nacional de Redução das Filas (PNRF), que busca ampliar o acesso a cirurgias prioritárias”, informou a gestão.
Em nível nacional, o programa financiou mais de 1,35 milhão de cirurgias entre 2022 e 2024, representando um crescimento de 42% nos atendimentos. No Acre, o número de procedimentos realizados pelo PNRF cresceu 27,6% entre 2023 e 2024, passando de 10,3 mil para 14,8 mil operações realizadas.
Especialidades e cirurgias oncológicas em alta
Além das melhorias no número de cirurgias realizadas, o Acre tem se destacado em diversas especialidades médicas. Em unidades estaduais e por meio de parcerias com serviços terceirizados, o Estado tem alcançado atualizações e eficiências em diversas especialidades.
Um dos maiores avanços é a realização de cirurgias oncológicas, que, graças ao envolvimento das equipes de saúde, estão sendo realizadas no prazo de até 90 dias.
Crescimento contínuo
Em 2023, o Acre realizou 12.628 cirurgias. Em 2024, o número cresceu para 14.857 cirurgias, e a previsão é de que esse número seja superado em 2025, com um ritmo acelerado de procedimentos.
Até o momento, já foram realizadas 1.567 cirurgias no início de 2025, o que reforça a tendência de crescimento e a eficiência na realização dos procedimentos.
Cirurgias eletivas são realizadas no Hospital Dr. Manoel Marinho Monte, em Plácido de Castro. Foto: Izabelle Farias/Sesacre
Mais acesso a especialistas
Os avanços no Acre também estão indicados ao Programa Mais Acesso a Especialistas, lançado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de reduzir o tempo de espera para consultas, exames e tratamentos em especialidades prioritárias, como oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia. Com um investimento de R$ 2,4 bilhões, o programa já conta com a adesão de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, além de 97,9% dos municípios.
No Acre, o programa tem sido um dos principais instrumentos para garantir atendimento mais rápido e eficiente à população.
“O compromisso com a ampliação do acesso aos serviços de saúde e a redução das filas de espera no Acre continuam sendo prioridades, refletindo a determinação em melhorar a qualidade de vida dos acreanos e consolidar o estado como modelo de boas práticas na gestão do SUS”, conclui a gestão.
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
