O Rio Acre voltou a registrar aumento em seu nível na capital acreana nesta quinta-feira (20), atingindo 15,30 metros, conforme os dados mais recentes fornecidos pela Defesa Civil Municipal. Embora o nível tenha subido, a expectativa é que o manancial não ultrapasse os 16 metros.

Nível do Rio Acre se aproxima dos 16 metros/Foto: Secom
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, a previsão é de que o afluente chegue à cota máxima observada no início da semana, que foi de 15,88 metros. “O nível continuará subindo devido à água das cabeceiras, mas a cota não deve passar dos 16 metros, ficando próxima ao valor registrado anteriormente”, afirmou Falcão em entrevista ao ContilNet.
A cheia do Rio Acre já afeta 43 bairros de Rio Branco, além de 19 comunidades rurais. No total, 169 famílias estão em abrigos temporários, enquanto 598 pessoas foram desalojadas. O impacto das águas já atinge mais de 31,3 mil pessoas, tanto na área urbana quanto na rural.
Desde o dia 14 de março, o prefeito Tião Bocalom declarou situação de emergência no município. A decisão foi oficializada pelo Governo Federal no Diário Oficial da União (DOU) em 19 de março.
Com a situação de emergência em vigor, a Prefeitura de Rio Branco pode solicitar ao Governo Federal recursos para medidas emergenciais de Defesa Civil, incluindo a compra de cestas básicas, água potável, alimentação para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal para as vítimas.
