O primeiro dia de outono no Brasil começou com fortes chuvas em diversas regiões do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos laranja e amarelo para precipitações intensas nesta quinta-feira (20), alertando para volumes que podem ultrapassar 60 milímetros por hora em algumas áreas.
— Foto: Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Apesar da expectativa de diminuição gradual das chuvas ao longo da estação, o mês de março ainda seguirá com instabilidade. O calor persiste no Sudeste, enquanto o Norte e o Nordeste continuam registrando pancadas mais intensas.
“O outono é uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino”, explica o Inmet.
As tempestades mais severas são esperadas em estados como São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Pará e Espírito Santo, onde há risco de alagamentos e deslizamentos. Diante da previsão, a Defesa Civil reforça recomendações de segurança, como evitar áreas de risco e não se abrigar sob árvores durante ventanias.
Rio em estágio 2
Nesta manhã, ainda há ocorrência em andamento pela cidade, como bolsões d’água e queda de árvore. Segundo o Alerta Rio, nesta quinta há possibilidade de chuva fraca a moderada ao longo do dia. As temperaturas vão apresentar declínio, com máxima prevista de 27°C. O deslocamento da frente fria, a entrada de umidade do oceano e a atuação de ventos em altos níveis da atmosfera seguem influenciando o tempo.
Apesar de começar em meio a uma frente fria, a expectativa para o outono nos próximos meses é de seca no estado do Rio, com temperaturas acima da média. A estação perdura até o dia 20 de junho. Na capital, nesta semana, as temperaturas já devem voltar a subir.
O Estágio 2 é o segundo nível em uma escala de cinco e é acionado há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.
