Levantamento aponta que cinco cidades do Acre estão entre as 10 mais poluídas do Brasil em 2024

Região Norte concentra 60% das cidades mais poluídas do Brasil

De acordo com a IQAir, empresa suíça especializada em tecnologia de monitoramento de qualidade do ar, cinco cidades do Acre estão entre as dez mais poluídas do Brasil, com base no Índice de Qualidade do Ar (AQI, na sigla em inglês).

Rio Branco tomada pela fumaça no período da seca. Foto: Reprodução

Dentre elas, Sena Madureira ocupa a segunda posição, enquanto a capital, Rio Branco, aparece em terceiro lugar. Os dados, divulgados pela SOS Amazônia e pelo Observatório Socioambiental do Acre, levam em conta a concentração de poluentes atmosféricos, como ozônio, monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio.

Confira o ranking completo:

Porto Velho (Norte – RO)
Sena Madureira (Norte – AC)
Rio Branco (Norte – AC)
Osasco (Sudeste – SP)
Rio Claro (Sudeste – SP)
Ribeirão Preto (Sudeste – SP)
Carapicuíba (Sudeste – SP)
Xapuri (Norte – AC)
Manoel Urbano (Norte – AC)
Santa Rosa do Purus (Norte – AC)
A pesquisa também revela que 60% das cidades mais poluídas do Brasil estão localizadas na região Norte, o que desafia a ideia comum de que a população da Amazônia, por estar em meio à floresta, usufrui da melhor qualidade de ar do país.

No ano passado, qualidade do ar foi considerada péssima em várias cidades do Acre, por conta da fumaça/Foto: Juan Diaz

Esse cenário é influenciado por diversos fatores, incluindo as mudanças climáticas globais, mas também reflete o impacto direto das atividades humanas. A região Norte, em particular, tem sido afetada pela expansão do agronegócio e da agropecuária, setores que desempenham papel significativo no aumento da poluição do ar.