Após o protesto realizado por moradores do bairro Calafate, que bloquearam uma das principais vias da região em demanda pela retomada do fornecimento de água, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB) divulgou, nesta segunda-feira (17), um comunicado explicando a situação do abastecimento e as ações em andamento para normalizar o fornecimento de água na cidade.

A recomendação da empresa é que a população continue utilizando a água de forma consciente/Foto: Reprodução
De acordo com a empresa, após o restabelecimento do sistema de abastecimento, o volume de água captado nas Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e ETA 2) já é de 1.410 litros por segundo. A previsão é que esse volume atinja mais de 1.500 litros por segundo até quinta-feira (20). No entanto, o SAERB destaca que a normalização do abastecimento enfrenta dificuldades nas áreas mais distantes, como o Calafate, devido à necessidade de saturação da rede de distribuição.
A empresa detalhou que, em locais com abastecimento contínuo, a pressurização da rede ocorre rapidamente. Por outro lado, nas áreas com fornecimento intermitente, como no Calafate, é necessário aguardar de 2 a 3 ciclos de abastecimento para que a rede seja totalmente saturada, o que pode levar de um a seis dias, dependendo da frequência do fornecimento de água na região.
O SAERB orienta que a população continue fazendo uso consciente da água, evitando desperdícios, para contribuir com a manutenção do abastecimento de forma regular.
Nota completa
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informa que, com menos de 48 horas desde o restabelecimento do sistema, estamos captando 1.410 litros por segundo junto à ETA 1 e ETA 2. No início da noite desta segunda-feira, temos a perspectiva de que até quinta-feira atingiremos volumes superiores a 1.500 litros por segundo. Já estamos em 88% de nossa capacidade máxima (1.600 litros por segundo) e a 94% de nossa capacidade regular (1.500 litros por segundo), garantindo um volume adequado de água para a população.
Os bairros que ainda não foram abastecidos receberão água ao longo do dia. No entanto, enfrentamos desafios no abastecimento nas áreas do Calafate. Durante o primeiro abastecimento, não conseguimos atender a todos devido à necessidade de saturar o sistema. Para normalizar o abastecimento, levaremos de 2 a 3 ciclos.
Reforçamos a importância do uso consciente da água. Instalar boias na caixa d’água e evitar desperdícios ajuda a manter o abastecimento regular para todos.
Abastecendo no momento:
– Regional do Centro parte baixa
– Parte alta da cidade
– Regional do São Francisco
– Regional do Segundo Distrito
– Regional do CR Bem-Te-Vi
