O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica liberando a ampliação da faixa etária da vacina contra dengue, no entanto, o estado do Acre não deverá estender a aplicação da vacinação para além do público-alvo atual, que contempla crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

A vacina contra dengue segue disponível para a faixa de 10 a 14 anos/ Foto: Neto Lucena/Secom
Acontece que a nota se refere a doses que já estejam próximas do prazo de vencimento, o que não acontece no Acre, já que as vacinas enviadas ao estado só irão vencer em setembro deste ano.
A informação foi confirmada pela coordenadora do Plano Nacional de Imunizações (PNI) no Acre, Renata Quiles, a uma TV local. Ela explicou, ainda, que o estado dispõe de um baixo estoque do imunizante, que não contemplam sequer a totalidade do público-alvo hoje estipulado.
Além disso, é necessário concluir a vacinação desse público antes de ampliar a imunização. De acordo com Renata Quiles, será avaliada a possibilidade da ampliação somente quando o estoque estiver entre 60 a 30 dias antes do vencimento, conforme estabelece a nota do Ministério da Saúde.
