Passarela Joaquim Macedo recebe investimentos de R$ 18 milhões para recuperação, diz governo.

A empresa contratada está à frente da execução das intervenções técnicas para restaurar a passarela.

O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) iniciou o trabalho de recuperação da Passarela Joaquim Macedo. De acordo com uma nota emitida pelo governo estadual, o objetivo da ação é melhorar a segurança dos pedestres que transitam pela passarela diariamente e aumentar a durabilidade da estrutura.

Sula Ximenes, presidente do Deracre, destacou a importância da passarela para a mobilidade urbana e afirmou que as melhorias são essenciais para garantir tanto a segurança quanto a longevidade da obra.

Recuperação da passarela inclui medidas preventivas para aumentar a estabilidade e a resistência da estrutura. Foto: Luy Andriel/Deracre

A empresa responsável pela execução dos serviços está realizando uma série de intervenções técnicas para restaurar a passarela, como: o revestimento do pilar de concreto, que tem como função ampliar sua seção e reduzir a área de compressão, reforçando a resistência; a instalação de cabos de aço tensionados, fixados em perfis metálicos cravados no solo, uma ação que visa melhorar a estabilidade da estrutura; o preparo da superfície do bloco do lado do Primeiro Distrito, que está sendo ajustado para receber o processo de macaqueamento, uma técnica de reforço estrutural; e o cercamento da área de obras para garantir a segurança tanto dos operários quanto dos pedestres.

Além disso, o Deracre está se preparando para dar continuidade à recuperação da passarela com ações como a instalação de consoles de reforço no bloco do pilar do lado do Primeiro Distrito, que irão conferir mais estabilidade à estrutura; o envio de equipamentos especializados para otimizar o andamento dos trabalhos; e o chumbamento de barras de alta resistência no encamisamento do pilar, o que contribuirá para aumentar a tração e a estabilidade da passarela.

O governo estadual já destinou um investimento de R$ 18 milhões para corrigir fissuras e reforçar os pontos de sustentação da passarela.

A conclusão de todas as intervenções e a recuperação total da Passarela Joaquim Macedo estão previstas para serem finalizadas em até 11 meses.