Queimadas podem ter causado apagão que afetou Acre e Rondônia, segundo agência

O ONS divulgará em breve um relatório detalhado sobre as causas do apagão.

Na última quinta-feira (22), um apagão afetou o Acre e Rondônia, deixando ambos os estados sem energia elétrica por quase quatro horas. A falta de eletricidade resultou em longas filas nos postos de combustíveis, instabilidade nos serviços de internet e dificuldades em transações bancárias.

As queimadas podem ter sido uma das causas da falta de energia elétrica na região/Foto: Reprodução

A Agência Brasil informou que a causa do apagão está sendo investigada, com a possibilidade de que as queimadas e o período de seca extrema na região tenham contribuído para o problema. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) relatou uma interrupção na carga de 984 megawatts que abastece a Região Norte. Em resposta, o governo estabeleceu uma sala de situação para acompanhar a restauração do serviço.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comunicou que o problema ocorreu na transmissão e que as causas estão sendo apuradas pelo ONS. Um relatório detalhado sobre o apagão deve ser divulgado em breve.

A Energisa, responsável pela distribuição de energia no estado, informou que um evento externo no Sistema Interligado Nacional comprometeu o fornecimento de energia em todos os municípios. A empresa destacou que a restauração do serviço ocorrerá conforme o ONS liberar.

Este apagão marca o segundo incidente no Acre em uma semana. No dia 15 de agosto, o estado já havia enfrentado uma interrupção semelhante devido a um “evento externo”. Em uma atualização às 20h, a Energisa informou que, até as 19h15 da sexta-feira, 96% dos clientes afetados pela interrupção já haviam tido o fornecimento restabelecido.