Carnaval 2026: veja como foi o segundo dia de desfiles na Sapucaí

Mais um dia de desfiles na Marquês de Sapucaí! Quatro escolas de samba passam pelo sambódromo carioca nesta segunda-feira (16/2). Quem estreia a avenida é a agremiação Mocidade Independente de Padre Miguel, com o samba enredo “Rita Lee: A Padroeira da Liberdade”.

O desfile segue com Beija-Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro e Unidos da Tijuca. As apresentações começam por volta de 21h45.

Leia também

Acompanhe:

Mocidade Independente de Padre Miguel

Primeira escola de samba a abrir os desfiles desta segunda-feira (16/2), a Mocidade Independente de Padre Miguel traz o samba enredo “Rita Lee – A Padroeira da Liberdade”. A agremiação homenageia o ícone do rock’n’roll brasileiro, que morreu em 2023, aos 75 anos.

A escola acompanha Rita desde o começo de sua vida, destacando momentos cruciais de sua carreira. “Sou independente, fácil de amar / Livre de qualquer censura / Vem, baila comigo, só de te olhar… / Posso imaginar loucuras”, diz um trecho do samba.

Beija-Flor de Nilópolis

Para o Carnaval 2026, a Beija-Flor de Nilópolis apresenta o enredo “Bembé”, que celebra o maior candomblé de rua do mundo. Há 136 anos, em Santo Amaro da Purificação, o Bembé do Mercado transforma o espaço público em terreiro, o xirê em celebração pública, e a fé do povo preto em resistência viva, agradecendo ao orixá pela liberdade.

Unidos do Viradouro

A vermelha e branca traz como samba enredo “Para cima, Ciça!”, em homenagem a Moacyr da Silva Pinto, mais conhecido como Ciça. Ele liderou a percussão em dois dos três carnavais vencidos pela Viradouro, em 2020 e 2024.

Unidos da Tijuca

Para encerrar o segundo dia de desfiles, a Unidos da Tijuca traz o samba enredo “Carolina Maria de Jesus”, uma homenagem à escritora do best-seller Quarto de Despejo – O Diário de uma Favelada.

Matéria em atualização