Prefeitura decreta ponto facultativo no Carnaval, mas mantém serviços essenciais em Cruzeiro do Sul

Mesmo com a suspensão do expediente administrativo em parte dos órgãos públicos, os serviços considerados essenciais continuarão em funcionamento

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul confirmou ponto facultativo nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2026, período que compreende a segunda, terça e quarta-feira de Carnaval. A medida está prevista no Decreto nº 001/2026, publicado em 5 de janeiro. Mesmo com a suspensão do expediente administrativo em parte dos órgãos públicos, os serviços considerados essenciais continuarão em funcionamento.

Sede da Prefeitura de Cruzeiro do Sul: Foto/ Reprodução

Segundo o secretário da Casa Civil, Ney Willians, o planejamento garante que áreas estratégicas permaneçam ativas durante os três dias. “Nos três dias de ponto facultativo, segunda-feira, terça-feira e quarta-feira de Carnaval, teremos os serviços essenciais funcionando. A Secretaria de Obras, a Defesa Civil e o setor de limpeza pública estarão à disposição para qualquer emergência. Garantimos também o atendimento à saúde nas unidades básicas, com funcionamento organizado para atender as zonas urbana e rural. Nossos serviços estarão sempre de prontidão. O ponto facultativo segue o calendário nacional, já que o Carnaval é uma festa tradicional em todo o país”, destacou.

Atendimento na Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde manterá unidades abertas tanto na zona urbana quanto na rural, além do funcionamento da Central Única de Medicamentos.

Na segunda-feira, dia 16, estarão abertas a Unidade Professora Quita, no bairro São José, das 7h às 17h, e a Unidade Francisca Souza Machado, no Santa Luzia, das 7h às 12h. A Central de Medicamentos funcionará das 7h às 12h.

Na terça-feira, 17, a Unidade Geosete Coelho Mariano, no Cruzeirinho, atenderá das 7h às 17h, enquanto a Unidade Geovana Maria Freitas do Vale, na Lagoinha, funcionará das 7h às 12h. A Central de Medicamentos seguirá com atendimento das 7h às 12h.

Já na quarta-feira, 18, a Unidade Senador Adalberto Sena, no Aeroporto Velho, estará aberta das 7h às 17h, e a Unidade Euclides Queiroz Filho, em Olivença, atenderá das 7h às 12h. A Central de Medicamentos também funcionará das 7h às 12h.

Os servidores da sede da Secretaria de Saúde trabalharão em regime de escala nos dias 16 e 18, enquanto no dia 17 o atendimento ocorrerá em sistema de sobreaviso.

Outros serviços garantidos

Além da área da saúde, continuarão operando normalmente as equipes das Secretarias de Obras, Trânsito e Mobilidade, Defesa Civil e Limpeza Pública. Os setores atuarão em regime de plantão para atender ocorrências e assegurar o funcionamento da cidade durante o período festivo.