O crime que vitimou o idoso José Pereira da Silva, de 82 anos, no bairro Teresina Sul, ganhou novos desdobramentos após o depoimento do delegado responsável pelo caso, Danúbio Dias. Ivan Novack, de 27 anos, preso em flagrante após o homicídio, confessou ter utilizado um pedaço de vidro para mutilar a vítima e praticar um ato de canibalismo.
- Homem que matou e mastigou língua de idoso publicou mensagem macabra antes do crime
Em entrevista exclusiva ao portal BacciNotícias, o delegado contou que, Ivan Novack admitiu ter cortado e mastigado a língua do idoso, embora tenha cuspido o órgão logo em seguida por não conseguir engoli-lo.
A confissão do crime
Além da mutilação, a perícia e os investigadores constataram que a vítima sofreu afundamento craniano e desfiguração facial causados por socos, cotoveladas e pisões desferidos pelo autor do crime.
“No interrogatório ele confessou o crime, confessou que ele agrediu a vítima com socos, cotoveladas e pisava no corpo da vítima, do idoso. E o crânio da vítima tinha um afundamento no rosto. E, durante a confissão do crime, para nossa surpresa ele alegou que com um caco de vidro, cortou a língua do idoso e tentou comê-la“, revela o delegado.
A brutalidade ocorreu após uma noite de consumo de bebidas alcoólicas, iniciada quando Ivan chegou em uma residência que José Pereira estava. Ao chegar no local, ele portava uma garrafa de vinho, e, apesar de não conhecer o proprietário e a vítima, ele ficou no local com eles bebendo.
“Quando foi 1h da madrugada, o vizinho acorda com gritos vindo da casa. O vizinho saí e se depara com Ivan tentando fugir da cena do crime, esse vizinho tentar conter o Ivan, inclusive eles travam uma luta corporal. E ele fere o Ivan no rosto. O Ivan consegue fugir e a polícia militar prende“, comenta o delegado.
Antecedentes criminais
As investigações apontam que Ivan Novack possui um histórico de comportamento violento e tentativas de homicídio contra a própria família. O delegado Danúbio Dias, revela que em junho de 2025, o suspeito foi detido por esfaquear o padrasto e tentar assassinar a mãe. Na ocasião, ele ainda teria tentado agredir a equipe de socorristas do SAMU que atendia a ocorrência.
Sobre a saúde mental do agressor, na época do ocorrido, a defesa apresentou um atestado médico datado de 2021 sugerindo um quadro de esquizofrenia. No entanto, o delegado questionou a validade atual dessa condição. De acordo com a autoridade, durante o longo interrogatório, Ivan demonstrou lucidez e coerência na construção de sua narrativa, o que, na visão do delegado, não condiz com um surto esquizofrênico paranoide no momento do crime.
Contradições sobre o crime
A versão apresentada por Ivan, de que teria agido em legítima defesa após uma suposta tentativa de assalto cometida pelo idoso na BR-316, foi prontamente descartada pela Polícia Civil. O suspeito alegou ter perseguido a vítima por 500 metros, argumento considerado inverossímil diante da idade avançada de José Pereira.
O delegado agora trabalha para preencher a lacuna temporal entre o início da ingestão de álcool, às 21h do último domingo (08), e o horário do crime, por volta de 1h da manhã da última segunda-feira (09). Existe a possibilidade de que o ato tenha sido premeditado, hipótese que será verificada com a oitiva de novas testemunhas.
“Eu vou escutar outras testemunhas, por que ele alegou que fez isso com idoso, devido uma tentativa de roubo por parte do idoso, só que isso não faz sentido. A versão apresentada por ele, depois que o idoso tentou roubá-lo, ele revida, e o idoso sai correndo. Não faz sentido um idoso de 82 anos correr de uma distância considerável de um jovem de 27 anos“, comenta o idoso.
Assista o vídeo:
Atualmente, Ivan Novack permanece sob custódia em uma unidade hospitalar devido a ferimentos sofridos durante uma luta corporal com um vizinho que tentou impedir sua fuga.
Leia mais no BacciNotícias:
- O que aconteceu com o Canibal de Ilhéus? Saiba novos detalhes
- Exclusivo: homem que convivia com Canibal de Ilhéus conta tudo
- Exclusivo: morador afirma que Canibal de Ilhéus ‘estava possuído’. Veja tudo o que ele disse
O post Exclusivo: delegado revela detalhes chocantes sobre o ‘Canibal de Teresina’; vídeo apareceu primeiro em Bacci Noticias.
