Um homem apontado como líder da facção criminosa ligada à “Diaba Loira“, do Terceiro Comando Puro (TCP), foi morto durante um confronto policial, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira (10). Thiago Pereira Barbosa, conhecido como TH, entrou em confronto com agentes da Polícia Civil na região de Vargem Grande.
- Traficantes do TCP exibem fuzis em vídeos no Complexo da Maré; veja
De acordo com a Polícia Civil, a ação foi coordenada pela DRACO (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais). Os agentes foram ao local para cumprir mandados de prisão preventiva contra o líder por tráfico de drogas e homicídio.
Líder da facção de ‘Diaba Loira’ é morto durante confronto (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Ao perceber a aproximação das equipes, o suspeito efetuou disparos de fuzil contra os policiais, dando início a uma intensa troca de tiros. TH foi atingido e morreu no local. Com ele, os policiais apreenderam um fuzil utilizado no ataque às equipes.
Papel Estratégico no Crime Organizado
Thiago Pereira Barbosa era considerado peça-chave na expansão do TCP na Zona Oeste. Segundo as investigações, ele coordenava o controle territorial e as atividades ilícitas nas comunidades de Pombo Sem Asa e do Canal.
O setor de inteligência da Draco monitorava os passos de TH há meses, identificando que ele exercia uma liderança estratégica e violenta, sendo responsável por garantir o domínio da facção em áreas disputadas com a milícia e outras organizações rivais.
Quem era Diaba Loira
A traficante Eweline Passos Rodrigues, de 28 anos, conhecida como “Diaba Loira”, foi morta a tiros em agosto de 2025, durante uma guerra entre facções do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar, a troca de tiros foi motivada por uma disputa entre integrantes do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP).

Eweline, natural de Santa Catarina, havia sido integrante do CV e, recentemente, estava ligada ao TCP. Ela anhou notoriedade nas redes sociais por ostentar armas de grosso calibre e desafiar autoridades com declarações como: “Não me entrego viva, só saio no caixão.”
Leia mais no BacciNotícias
- Chefe do TCP: família do traficante Peixão é presa tentando fugir do Brasil com fortuna
- Membros do TCP que ostentavam são mortos em tiroteio; veja vídeo
- Casa de líder da facção de Diaba Loira tinha saída secreta com rota de fuga; saiba detalhes
O post Líder da facção de ‘Diaba Loira’ é morto durante confronto; veja vídeo apareceu primeiro em Bacci Noticias.
