Prefeitura abre matrículas em creches e anuncia entrega gratuita de tênis e papetes para crianças

As inscrições seguem até o dia 13 de fevereiro e podem ser feitas de forma online, por meio do Cadastro Único de Creche

Prefeitura de Rio Branco abriu o processo de inscrição para vagas em creches da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2026. Ao todo, estão sendo ofertadas 2.200 vagas, número superior ao disponibilizado no ano passado, quando foram abertas 1.600.

Além da ampliação das vagas, a gestão municipal anunciou uma novidade para este ano: a entrega gratuita de tênis para os alunos da educação infantil e papetes para as crianças matriculadas em creches.

Podem concorrer às vagas crianças com idade entre 4 meses e 3 anos e 11 meses

Podem concorrer às vagas crianças com idade entre 4 meses e 3 anos e 11 meses | Foto: ContilNet

As inscrições seguem até o dia 13 de fevereiro e podem ser feitas de forma online, por meio do Cadastro Único de Creche (CAUC/RB), disponível no site da prefeitura, ou presencialmente na unidade educativa de interesse. O atendimento ocorre das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Podem concorrer às vagas crianças com idade entre 4 meses e 3 anos e 11 meses. As vagas são destinadas às turmas de berçário, para crianças de 4 meses a 1 ano e 6 meses, e de creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses.

No ato da inscrição, é necessário apresentar certidão de nascimento, CPF e ou RG da criança, cartão do Bolsa Família, se houver, e laudo médico da criança, dos pais ou do responsável legal, nos casos de deficiência.

O sorteio das vagas será realizado no dia 23 de fevereiro, às 9h, de forma presencial, na própria unidade onde a criança foi inscrita. Os pais ou responsáveis pelas crianças sorteadas deverão efetivar a matrícula entre os dias 24 e 27 de fevereiro, no mesmo horário de atendimento.

Ao comentar a ampliação da oferta, o prefeito Tião Bocalom destacou a importância das creches para as famílias, especialmente para as mães que precisam trabalhar.

Segundo o prefeito, o acesso às creches tem impacto direto na rotina das famílias

Segundo o prefeito, o acesso às creches tem impacto direto na rotina das famílias | Foto: ContilNet

“A creche é fundamental. Quando cheguei à prefeitura, não havia vagas para crianças de 0 a 2 anos. Nós começamos a abrir essas vagas. Hoje, temos 2.200 vagas abertas para crianças de 0 a 2 anos e de 2 a 4 anos, que podem ser acessadas pela internet ou diretamente nas escolas. No ano passado foram 1.600 vagas, este ano são 600 a mais. Mesmo antes da conclusão de duas novas creches, que quando entrarem em funcionamento vão ampliar ainda mais esse número”, afirmou.

Segundo o prefeito, o acesso às creches tem impacto direto na rotina das famílias. “A criança que vem para a creche permite que a mãe vá trabalhar. Muitas vezes as mães precisam buscar emprego e não têm com quem deixar os filhos. A creche acaba sendo esse apoio que elas precisam”, disse.

O vice-prefeito Alysson Bestene também falou sobre os investimentos na educação municipal e confirmou a entrega inédita de calçados para os alunos.

De acordo com a gestão municipal, as ações fazem parte do planejamento para o início do ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino

De acordo com a gestão municipal, as ações fazem parte do planejamento para o início do ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino | Foto: ContilNet

“Todos os investimentos feitos na educação buscam qualidade. Estamos em um momento de planejamento pedagógico para iniciar o ano letivo no dia 10 de março. Além do uniforme, do kit escolar e do café da manhã, que é uma refeição a mais, este ano vamos entregar, pela primeira vez, tênis para as crianças da educação infantil e papetes para as crianças de creche, o que facilita o dia a dia delas”, declarou.

De acordo com a gestão municipal, as ações fazem parte do planejamento para o início do ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino.