Siga o Olhar Digital no Google Discover
Tudo sobre ChatGPT
O ChatGPT passou por instabilidades na tarde e início de noite desta terça-feira (3). O chatbot de inteligência artificial da OpenAI falhou na hora de realizar solicitações, mostrando uma mensagem de erro na tela. A empresa confirmou o problema.
A página da desenvolvedora no Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de sites e aplicativos, registrou um aumento nas reclamações por volta das 17h (horário de Brasília). Às 17h21, já eram mais de 1.700 relatos.
As principais queixas são referentes ao ChatGPT (90%), ao aplicativo móvel (6%) e website (4%).

O problema parece ser global. As páginas da OpenAI no Downdetector de outros países também registraram aumento nas reclamações por volta do mesmo horário do Brasil. Nos Estados Unidos, eram quase 13 mil queixas às 17h23.
OpenAI confirmou falha no ChatGPT
O Olhar Digital fez o teste. Ao fazer uma solicitação no ChatGPT, a resposta não vai para frente. No lugar, o chat mostra uma mensagem de “parece que algo deu errado”.

A OpenAI mantém uma página de status, atualizando sobre o funcionamento de seus serviços. A empresa registrou que estava com “taxas de erro elevadas para usuários do ChatGPT”, mas afirmou que trabalhava em uma correção.

Leia mais:
- OpenAI fecha (mais um) acordo bilionário para garantir fôlego do ChatGPT
- Nvidia ainda aguarda aval da China para vender chips H200, diz CEO
- A corrida entre OpenAI e Anthropic para estrear na bolsa de valores em 2026
ATUALIZAÇÃO: às 19h14 desta terça-feira, a OpenAI confirmou que todos os serviços impactados do ChatGPT estavam totalmente recuperados.

Além de falhas no ChatGPT, a OpenAI relatou problemas em sua API, que ainda estavam em vigor no início da noite. A empresa disse ter aplicado mitigações para as falhas às 19h19. Por volta de 20h30, a dona do ChatGPT atualizou o status do problema, revelando que tudo foi resolvido e todos os sistemas estão operacionais.
