Família denuncia negligência médica após morte de bebê de 9 meses em UPA

A Prefeitura de Lençóis Paulista (SP) abriu uma sindicância interna para investigar a morte de uma bebê de 9 meses após atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

Segundo informações da administração municipal, a criança foi inicialmente atendida na UPA e, posteriormente, encaminhada ao Hospital das Clínicas (HC) de Bauru (SP), onde faleceu nesta segunda-feira (26). A família da bebê denuncia possível negligência médica durante o atendimento inicial.

  • Bebê de 9 dias é salvo pelos bombeiros após engasgar com leite; vídeo

Em relato ao g1, Yara Alcântara, tia da criança, afirmou que a bebê teria recebido alta mesmo com exames de sangue alterados, enquanto a equipe médica teria justificado que os sintomas eram provocados por gases. “A médica deu alta para uma criança com exames alterados, dizendo que eram gases”, disse a tia. A sindicância interna terá como objetivo apurar responsabilidades e avaliar se houve falha no atendimento prestado à criança.

Família denuncia possível negligência

De acordo com familiares, a bebê retornou à UPA no dia seguinte, quando um outro médico identificou a gravidade do quadro e determinou a transferência imediata para o Hospital das Clínicas de Bauru. Apesar do encaminhamento rápido, a criança não resistiu às complicações da doença.

“Um outro médico avaliou o caso dela no dia seguinte, constatou que se tratava de uma pneumonia grave e providenciou a transferência com urgência para Bauru, mas a doença evoluiu rapidamente, resultando no óbito”, relatou Yara Alcântara, tia da menina.

Nota da prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Lençóis Paulista declarou profundo pesar pelo falecimento da criança e reforçou solidariedade à família, afirmando estar à disposição para prestar apoio neste momento de luto.

Prefeitura de Lençóis Paulista (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Lençóis Paulista informou que a sindicância interna será conduzida “com rigor e responsabilidade” para analisar os fatos e as condutas técnicas adotadas durante o atendimento da bebê.

A pasta destacou, ainda, o compromisso com a transparência em todo o processo investigativo. A Prefeitura reforçou que aguarda a conclusão da sindicância para se pronunciar sobre possíveis responsabilidades e desdobramentos do caso.

Leia mais no BacciNotícias:

  • Mulher é flagrada carregando caixa onde estaria corpo de bebê; vídeo
  • Ataque a tiros contra família termina com bebê morto e seis feridos
  • Bebê que sumiu com a mãe é encontrado após dois dias; buscas pela mulher continuam

O post Família denuncia negligência médica após morte de bebê de 9 meses em UPA apareceu primeiro em Bacci Noticias.