Forças de segurança do Maranhão confirmaram, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (22), que as buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, sofrem com uma nova mudança. Nesta sexta-feira (23), 20º dia de procura pelas crianças, agora conta com equipes reduzidas.
- Caso dos irmãos desaparecidos em Bacabal segue sem pistas após buscas em mata
As investigações da Polícia Civil do Maranhão (PCMA), responsável pela investigação, aponta por uma estratégia mais específica para a sequência. Mesmo assim, além das forças do Estado, o Exército Brasileiro, bem como a Marinha Brasileira e autoridades do Pará e do Ceará colaboram com a varredura atrás dos desaparecidos.
De acordo com informações apuradas no local, os cães farejadores que auxiliam nas buscas seguiram o rastro das crianças até a margem do Rio Mearim, na área mais próxima ao quilombo São Sebastião dos Pretos, onde elas desapareceram. A partir desse ponto, não houve novos indícios, o que levou à decisão de ampliar as buscas para a mata localizada na margem oposta.
Veja operação por crianças desaparecidas em Bacabal durante 18º dia de buscas
Equipes reduzidas em Bacabal
Com a nova estratégia, a estrutura montada próxima ao rio, conhecida como Base 2, foi desmontada. O espaço havia sido utilizado anteriormente durante as buscas e deixou de operar após o menino Kauã de 8 anos, ser encontrado no dia 7, três dias depois do desaparecimento do grupo.
A partir de agora, os trabalhos passam a ocorrer de forma pontual. As equipes se deslocam conforme surgem novas informações repassadas às autoridades, concentrando esforços em locais específicos indicados por denúncias ou levantamentos recentes.
A Marinha do Brasil concluiu as varreduras no Rio Mearim após percorrer cerca de 19 quilômetros com o auxílio de um sonar. Parte desse trajeto foi analisada de maneira mais detalhada. As buscas aquáticas foram encerradas na noite de quinta-feira (22), conforme confirmado pelo capitão Simões, da Marinha.
Leia também no BacciNotícias:
- Bacabal: Marinha muda estratégia de buscas por crianças desaparecidas; entenda
- Buscas por irmãos desaparecidos no Maranhão completam 20 dias; veja o que se sabe até agora
- Carroceiro revela arrependimento por ter encontrado menino em Bacabal
