O julgamento do pedido de extradição de Carla Zambelli para o Brasil começa nesta terça-feira (20), às 9h, em tribunal italiano responsável por analisar a solicitação feita pelo Supremo Tribunal Federal. A audiência marcará a primeira etapa formal da análise sobre o retorno da ex-deputada ao país.
Carla Zambelli/ Foto: Reprodução
Durante a sessão, os juízes devem ouvir os advogados de Zambelli e examinar a documentação encaminhada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Entre os documentos, constam informações detalhadas sobre a penitenciária em que a ex-parlamentar deverá cumprir pena caso a extradição seja autorizada pelas autoridades italianas.
O processo vinha sendo sucessivamente adiado desde o ano passado. Inicialmente, a audiência estava prevista para novembro, mas foi suspensa em razão de uma greve do Judiciário na Itália, que paralisou diversos julgamentos no país.
Posteriormente, o caso foi remarcado para o dia 4 de dezembro, porém voltou a ser adiado após a defesa apresentar uma nova série de documentos ao tribunal, o que levou os magistrados a concederem mais prazo para análise do material.
A decisão desta terça-feira não encerra necessariamente o processo. Mesmo com o início do julgamento, ainda poderão ocorrer novos pedidos de diligências, recursos e adiamentos antes de uma definição final sobre a extradição de Zambelli ao Brasil.
