MPF recomenda ações ao Colégio de Aplicação após denúncias de assédio sexual

A direção do CAP compromete-se a seguir integralmente a recomendação do MPF

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou hoje uma recomendação ao Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre sobre denúncias de assédio sexual envolvendo membros da instituição. Localizado no centro de Rio Branco, o CAP comprometeu-se a seguir as orientações propostas.

Sede MPF AC/Foto: Reprodução

A recomendação inclui a adoção de um cronograma contínuo de debates sobre assédio moral e sexual, com foco em gênero e raça, através de fóruns, seminários e outras iniciativas. Além disso, foram sugeridos mecanismos especializados para investigar tais denúncias, incluindo capacitação para os servidores responsáveis pelo tratamento dos casos.

Outra medida recomendada é a criação de uma cartilha informativa com contatos diretos para denúncias, detalhando o procedimento de atendimento e sendo amplamente divulgada na comunidade escolar. Cartazes informativos também serão fixados nas dependências do CAP, e serão ampliadas as medidas de acolhimento às vítimas de assédio.

A direção do CAP já informou ao MPF que acata integralmente as recomendações, iniciando imediatamente com a participação dos membros da instituição nos cursos de “Combate aos Assédios e Outras Formas de Discriminação” oferecidos pela Escola Virtual do Governo.