A Polícia Civil do Rio de Janeiro identificou as vítimas do acidente de helicóptero registrado na manhã deste sábado (17), em uma área de mata no bairro de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade. As três pessoas que estavam a bordo morreram no local.
As vítimas são Sérgio Nunes Miranda, major da Força Aérea Brasileira (FAB); Lucas Silva Souza, capitão do Corpo de Bombeiros, que pilotava a aeronave; e Diego Dantas Lima Morais, instrutor de voo. Os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) para perícia.

Queda em área de mata
Segundo o Corpo de Bombeiros, o helicóptero, um Robinson R44 II, de prefixo PS-GJS, caiu em uma área de mata na altura da Avenida Levy Neves, esquina com a Rua Tasso da Silveira. A corporação foi acionada por volta das 9h55, após pessoas que estavam na região localizarem os destroços e acionarem o socorro.
Equipes de resgate trabalharam durante todo o dia para acessar o local da queda e realizar a retirada dos corpos. Helicópteros e viaturas ficaram posicionados em um descampado próximo à mata para apoiar a operação.
Últimos momentos do voo
De acordo com testemunhas, a aeronave teria decolado do hangar da Helimar/Heli-Rio, no bairro do Recreio, e passou pelo Clube Céu, em Sepetiba, onde realizou manobras de instrução.
Em seguida, houve uma troca de piloto e o helicóptero voltou a subir. A aeronave ainda realizava manobras conhecidas como circuito, quando desapareceu. Segundo a polícia, o helicóptero havia passado recentemente por manutenção.
Em nota, a Helimar/Heli-Rio informou que a aeronave era privada e que não possuía contrato com a empresa.
Investigação da Aeronáutica
A Força Aérea Brasileira, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informou que investigadores do SERIPA III foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência.
Durante essa etapa, são aplicadas técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de vestígios, análise inicial dos danos à aeronave e levantamento de informações que possam indicar os fatores contribuintes do acidente.
A Aeronáutica ressaltou que os resultados oficiais só serão divulgados após a conclusão da investigação, por meio do Relatório Final SIPAER, que será disponibilizado ao público no site do CENIPA.
Leia mais em BacciNotícias:
- Helicóptero cai em área de mata no Rio de Janeiro; veja
- Oruam grava passeio de helicóptero com tornozeleira
- Queda de helicóptero mata noivo e três familiares horas antes do casamento
