Sul e Sudeste devem ter fim de semana com chuvas severas e ventania

Fim de semana deve ter chuva intensa nas regiões Sul e Sudeste.

De acordo com o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, as condições do tempo no sul e sudeste devem mudar com a chegada de uma frente fria, que pode provocar tempestades severas, rajadas de vento e queda de granizo em alguns pontos.

Neste sábado, a previsão é de mais de 70 milímetros de chuva em áreas do Paraná. Em boa parte de Santa Catarina e de São Paulo deve chover 50 milímetros em apenas um dia.

No domingo, um novo sistema frontal chega ao Rio Grande do Sul, com previsão de instabilidades em toda a região sul. No litoral do estado gaúcho, as rajadas de vento podem ultrapassar 70 quilômetros por hora – o que potencializa o risco de queda de árvores e falta de luz.

Já no sul de Minas Gerais e interior de São Paulo, um canal de umidade mantém os acumulados de chuva acima de 50 milímetros.  

O sistema frontal segue em direção ao Paraná no começo da semana que vem, e deve atingir ainda o interior de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul. Probabilidade de tempestades nessas áreas. Inclusive, há chance de ocorrência de tornados.

Na segunda-feira, Rio de Janeiro e litoral de São Paulo têm previsão de chuvas acima de 70 milímetros e, em alguns locais, o volume pode superar 100 milímetros.

Ventos fortes devem impactar o litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e aumentar o canal de umidade no Sudeste, levando a um extenso corredor de umidade conhecido como “zona de convergência do Atlântico Sul”.