Começa o período de Defeso Florestal no Amazonas

Começa nesta quinta-feira (15), em todo o estado do Amazonas, o período de Defeso Florestal. Até o dia 15 de maio, estão suspensas as atividades de corte, arraste e transporte de madeira em Planos de Manejo Florestal Sustentável.

O objetivo é reduzir impactos ambientais, preservar o solo e proteger a vegetação em um período de maior sensibilidade ecológica. A restrição ocorre anualmente durante o período chuvoso na região amazônica. A portaria é do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), e foi publicada no Diário Oficial do estado.

Segundo a Gerência de Controle Florestal do instituto, aproximadamente 60 Planos de Manejo Florestal Sustentável serão impactados pela suspensão. Os municípios com maior concentração de planos são Novo Aripuanã, Canutama, Itapiranga, Manicoré e Lábrea.

Fiscalização

O Plano de Manejo Florestal Sustentável é o documento técnico básico que apresenta as diretrizes e procedimentos para administração da floresta de acordo com os princípios do manejo florestal sustentável. 

As ações de fiscalização permanecem intensificadas durante o período de defeso para coibir práticas irregulares, combater o desmatamento ilegal e assegurar a conservação da fauna e da flora amazônicas.

Denúncias de descumprimento do Defeso Florestal podem ser feitas pelo WhatsApp do IPAAM.