Suzane von Richthofen tem direito a herança do tio?

​A morte de Miguel Abdalla Netto, tio de Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais, Manfred e Marísia von Richthofen, em 31 de outubro de 2002, gerou uma onda de curiosidade e repercussão nas redes.

​No entanto, com o falecimento do tio, a principal dúvida que surgiu foi: Suzane tem direito a herança do tio?

​Indignidade sucessória e o crime de 2002

​Embora Suzane tenha perdido o direito à fortuna dos pais devido ao crime bárbaro cometido na Rua Galvão Bueno, em São Paulo, especialistas explicam que a indignidade sucessória tem limite.

​De acordo com a advogada Mérces da Silva Nunes, a exclusão por indignidade atinge apenas a herança das vítimas diretas do crime. “A punição não se estende a outros parentes. No caso do tio, Miguel Abdalla, Suzane permanece na linha sucessória legal”, afirma a especialista.

​Ordem de Sucessão: Suzane e Andreas von Richthofen

​Como Miguel Abdalla Netto faleceu agora em janeiro de 2026, a partilha de seus bens seguirá a ordem de vocação hereditária. Caso ele não tenha deixado filhos, esposa ou pais vivos, o patrimônio é destinado aos parentes colaterais.

​Herdeiros prováveis: Suzane e seu irmão, Andreas von Richthofen.

​Divisão: Pela lei, ambos teriam direito a partes iguais da herança do tio.

​Sobrenome: O fato de Suzane ter alterado seu sobrenome para tentar se distanciar do crime de 2002 não interfere em seu direito jurídico de herdar.

​O testamento de Miguel Abdalla e a exclusão da sobrinha

​Apesar da regra geral, a vontade do falecido pode mudar o destino do dinheiro. Há informações de que Miguel Abdalla Netto manifestou em vida o desejo de que Suzane não recebesse nenhum centavo de seu patrimônio.

​”É possível que ele tenha deixado um testamento formalizando essa exclusão”, pondera a advogada Vanessa Bispo.

​Se houver um testamento válido destinando os bens apenas a Andreas ou a terceiros, Suzane fica legalmente fora da partilha, já que sobrinhos não são considerados “herdeiros necessários” (aqueles que a lei obriga a deixar pelo menos 50% dos bens).

Leia mais em BacciNotícias

  • Suzane von Richthofen provoca tumulto em delegacia; entenda
  • ‘Será que foi a Suzane?’ portão de tio de Richthofen aparece pichado após morte