BBB 26: Jordana se autodeclarou negra em inscrição de concurso

Reprodução/Redes Sociais

jordana bbb
1 de 1 jordana bbb – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Participante da Casa de Vidro do Big Brother Brasil (BBB 26) no Centro-Oeste, Jordana Morais está sendo acusada de se autodeclarar negra para concorrer no concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT).

A acusação contra a advogada foi publicada no X (antigo Twitter) e apresenta um documento do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O print que circula nas redes mostra o nome da BBB, Jordana Ribeiro Morais, na relação final dos candidatos que se autodeclararam negros.

O documento em que aparece o nome de Jordana se trata do concurso de 2015 do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) para formação de cadastro de reserva nos cargos de analista judiciário e de técnico judiciário. Na época, a participante da Casa de Vidro teria 18 anos e o cargo técnico exigia apenas ensino médio completo.

A reportagem avaliou o documento e confirmou o nome da candidata na listagem. A apuração mostrou ainda que ela não passou no concurso. Veja: 

print de lista de nomes em concurso - metrópoles
Jordana se autodeclarou negra em concurso

Leia também

Nas redes sociais, internautas se mostraram indignados com a informação. “Vocês de Brasília só tem um objetivo: levar um cartaz falando da jordana frauda cota”, escreveu um usuário. “Passado que a Jordana usou as cotas raciais para passar em advocacia, temos um Matteus 2.0”, escreveu outro usuário.

foto colorida de sala com parede de vidro com duas mulheres e dois homens dentro e pessoas olhando pelo vidro - metrópoles
Participantes da Casa de Vidro Centro-Oeste no shopping Conjunto Nacional

A referência é ao ex-BBB, Matheus Amaral, mais conhecido como Alegrete, que se tornou alvo de polêmica em torno do uso indevido de cotas raciais para ingressar em uma faculdade em 2014. O caso ganhou uma nova reviravolta após a universidade em questão confirmar que o ex-BBB assinou a autodeclaração de pessoa preta.

Apesar disso, alguns seguidores nas redes sociais, acusam equipes de participantes adversários de inventarem a informação.

O Metrópoles tentou contato com a equipe da participante por meio das redes sociais e até o momento não obteve resposta.

🚨 URGENTE: Jordana, a “princesinha” da Casa de Vidro do #BBB26, se autodeclarou NEGRA para concorrer no concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Qual opinião de vocês? pic.twitter.com/Oarl8XwDKB

— Ygona comenta🌾 (@YgonaComenta) January 11, 2026

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Entretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?