Após a confirmação da morte do escritor Manoel Carlos, conhecido carinhosamente como Maneco, neste sábado (10/1), aos 92 anos, o que fica para os fãs de seu acervo de obras são as novelas consagradas do autor. Ele escreveu mais de 15 ao longo da carreira, consolidando-se como um dos maiores autores da teledramaturgia brasileira.
Sua primeira novela foi “Helena”, em 1952, para a TV Paulista, mas teve apenas 10 capítulos. Já sua última obra foi Em Família (2014), que justamente encerrou o ciclo das famosas protagonistas Helenas de Maneco.
Relembre as principais novelas de Manoel Carlos:

Por Amor (1997)
Toda a história é centrada na relação de mãe e filha, entre Helena, vivida por Regina Duarte, e Eduarda (Gabriela Duarte). Ambas engravidaram na mesma época e deram à luz na mesma noite e no mesmo hospital. O bebê de Eduarda, porém, morre, o que faz com que ela também não possa mais ter filhos.
Helena então, em um ato de amor materno extremo, dá seu filho recém-nascido à filha primogênita sem ela saber da morte de seu verdadeiro bebê.

Baila Comigo (1981)
A novela foi a primeira do escritor a passar em horário nobre na TV Globo e lançou a primeira de suas famosas “Helenas”. Trata-se da história de Helena (Lilian Lemmertz), que no passado teve um caso com o empresário Quim (Raul Cortez). Eles tiveram filhos gêmeos, mas, por uma série de circunstâncias e um acordo entre os pais, eles foram separados logo após o nascimento.
Uma curiosidade é que a atriz que interpretou a primeira Helena, Lilian Lemmertz, é a mãe da última Helena do autor, a atriz Júlia Lemmertz, em Em Família.
Leia também

História de Amor (1995)
A trama gira em torno de Carlos Alberto (José Mayer), um médico cobiçado que vive uma crise com a sua namorada possessiva, Paula (Carolina Ferraz), e ainda é assombrado pela ex-mulher, Sheila (Lilia Cabral), que é obcecada por ele e acredita que os dois ainda vão ficar juntos.
No meio disso, Carlos conhece Helena (Regina Duarte) após um incidente de trânsito e se apaixona por ela. Outro núcleo da história é a relação de Helena com a filha Joyce (Carla Marins).

Laços de Família (2000)
A história começa com o romance entre Helena (Vera Fischer) e o médico Edu (Reynaldo Gianecchini). Mas a filha de Helena, Camila (Carolina Dieckmann), também se apaixona por Edu. A mãe então abre mão de seu romance pelo amor que tem pela filha. Depois, outro epicentro da trama é quando Camila descobre que tem câncer.
