MP do Rio pede prisão preventiva do dono da Hurb após novas acusações

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) solicitou à Justiça a prisão preventiva de João Ricardo Rangel Mendes, fundador e ex-CEO da agência de viagens Hurb (antigo Hotel Urbano). O pedido foi apresentado após a formalização de denúncias por furto qualificado e adulteração de sinal identificador de veículo.

  • Virginia aparece de lingerie em noite romântica ao lado de Vini Jr.

De acordo com a acusação, o empresário foi preso em flagrante no fim de abril, suspeito de subtrair obras de arte e outros objetos de valor de um hotel de alto padrão e de um escritório de arquitetura na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Em uma das ações, ele teria se passado por entregador de aplicativo para retirar um quadro do local. Em outro episódio, utilizou a identidade de prestador de serviços para acessar o imóvel e cometer novos furtos.

Ao apresentar a denúncia à 32ª Vara Criminal da Capital, o Ministério Público defendeu que a prisão em flagrante seja convertida em prisão preventiva, argumentando que a gravidade dos crimes e o risco de reincidência justificam a medida para garantir a ordem pública.

Além desse processo, João Ricardo também responde a uma ação penal por estelionato, relacionada à sua gestão à frente da Hurb. Segundo o MP, consumidores teriam sido prejudicados com a venda de pacotes de viagens que não foram cumpridos, com cancelamentos e dificuldades para reembolso, o que reforçaria um padrão de conduta lesivo.

O empresário já havia tido a prisão preventiva decretada anteriormente, em 2025, em razão dos mesmos furtos, decisão baseada no entendimento de que havia risco concreto de repetição criminosa.

Mais recentemente, em janeiro de 2026, João Ricardo voltou a ser preso ao tentar embarcar em um voo no Aeroporto de Jericoacoara, no Ceará, utilizando um documento falso, mesmo estando sob monitoramento por tornozeleira eletrônica. O episódio pode agravar ainda mais sua situação judicial.

Leia mais:

  • Virginia aparece de lingerie em noite romântica ao lado de Vini Jr.
  • Flávio Bolsonaro diz ter sido ameaçado de morte: ‘Ultrapassam qualquer limite’
  • Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva, deixa a TV Cultura