O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, recebeu a equipe do ContilNet em sua residência, em Rio Branco, neste fim de ano, para um bate-papo especial sobre temas ligados à economia, exportações e cenário político.
Durante a conversa, o acreano destacou os principais resultados alcançados pela Apex ao longo de 2025. Entre os avanços considerados mais relevantes está a inauguração da primeira sede própria da agência em Brasília. A obra, concebida sob medida e com arquitetura premiada, foi entregue no último dia 12 de dezembro e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Outro ponto ressaltado por Jorge Viana foi a ampliação do acesso de produtos brasileiros ao mercado internacional. Segundo ele, a Apex contribuiu para a abertura de cerca de 500 novos mercados no exterior, o que representa um marco histórico para o comércio exterior do país.
“O comércio exterior do Brasil está bombando. O país tem apresentado um grande saldo na balança comercial, e este ano deve ser novamente recorde. O Acre está indo junto nesse movimento”, afirmou.
Viana avaliou ainda que o cenário é especialmente positivo para o Acre no que diz respeito às exportações. De acordo com o presidente da Apex, quando assumiu o comando da agência, as exportações acreanas giravam em torno de 40 milhões de dólares.
Jorge Viana recebeu o ContilNet em sua residência, em Rio Branco/Foto: Foto: Giovanni Amaral/Orna Audiovisual
“Este ano, se Deus quiser, vai passar de 100 milhões de dólares. Estamos falando de mais de 500 milhões de reais circulando na economia do estado, gerando emprego e renda. O Acre está se consolidando como rota de exportações, produzindo desenvolvimento, como sempre sonhei”, completou.
Durante a entrevista, Jorge Viana também apontou áreas estratégicas que, segundo ele, precisam ser fortalecidas nos próximos anos para ampliar a produção e melhorar o desempenho das exportações acreanas.
Por fim, o ex-governador e ex-senador do Acre comentou sobre o cenário político e as discussões em torno de uma possível candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2026 pelo Partido dos Trabalhadores (PT).



