Para esta segunda-feira (29), a previsão para o Acre indica predomínio de sol, intercalado com nuvens e chuvas isoladas, podendo ocorrer pancadas fortes em algumas áreas. De acordo com o meteorologista Davi Friale, o clima também afetará outras regiões como o sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, o Distrito Federal e até partes da Bolívia e da selva peruana.

Davi Friale: Foto/Reprodução
Leste e Sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima será quente e abafado. Haverá sol forte, mas também chuvas esparsas ao longo do dia. A probabilidade de chuvas intensas é moderada, e a umidade relativa do ar deve variar entre 50% e 60% à tarde, alcançando até 95% ao amanhecer. Os ventos serão fracos e calmos, predominando de norte, com algumas variações para noroeste e nordeste.
Centro e Oeste do Acre: Alerta para Chuvas Fortes no Juruá
Já no centro e oeste do estado, especialmente em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo será mais instável, com chuvas que podem ser fortes em algumas áreas. A previsão indica alta probabilidade de precipitações intensas, principalmente na região do Juruá. A umidade relativa do ar na região do Juruá deve variar entre 65% e 75% durante a tarde, podendo atingir 95% pela manhã. Os ventos também serão fracos e calmos, com predominância de norte, variando para noroeste e nordeste.
Temperaturas no Acre
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 31°C a 33°C
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas de 21°C a 23°C e máximas de 31°C a 33°C
Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 31°C a 33°C
Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 30°C a 32°C
Tarauacá e Feijó: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 28°C a 30°C
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas de 21°C a 23°C e máximas de 27°C a 29°C
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas de 21°C a 23°C e máximas de 27°C a 29°C
Apesar da presença do sol, o meteorologista Davi Friale destaca que a sensação térmica será abafada, com o clima pesado e quente predominando. Ele alerta para a necessidade de cuidado com a exposição prolongada ao calor e atenção especial às chuvas localizadas, que podem ocorrer rapidamente e variar de intensidade.
