Cobrança do CV a provedores de internet no Ceará leva à apreensão de adolescente

Um adolescente de 16 anos foi apreendido na última quinta-feira (18) suspeito de extorquir um provedor de internet no município de Graça, no interior do Ceará. A ação estaria ligada a integrantes do Comando Vermelho (CV), que exigiriam o pagamento de uma “taxa” para permitir o funcionamento do serviço na região.

De acordo com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o jovem foi localizado na zona rural do município, no bairro Pitombeira. Durante a abordagem, os agentes apreenderam roteadores, carregadores e conectores de fibra óptica. O adolescente foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral, onde foi autuado por ato infracional análogo aos crimes de extorsão e participação em organização criminosa.

A apreensão ocorreu um dia após câmeras de segurança registrarem um ataque aos cabos de internet de um provedor local, na noite de quarta-feira (17). As investigações apontam que a facção criminosa realiza retaliações contra empresas que se recusam a pagar as taxas impostas, promovendo danos à infraestrutura e ameaças para forçar a adesão ao esquema ilegal.

O caso segue sob investigação da Delegacia de Polícia Civil de Pacujá, que apura a atuação do grupo criminoso e a possível participação de outros envolvidos.

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), desde março de 2025, pelo menos 84 pessoas foram capturadas no Ceará suspeitas de envolvimento em crimes contra provedores de internet. Entre os alvos das operações estão proprietários de provedores clandestinos, executores de ataques à rede, além de mandantes de ameaças, homicídios e tráfico de drogas.

Leia mais:

• Imagens impressionam: vídeo mostra policial militar dando ‘voadora’ em mulher durante abordagem

• Homem morre atropelado após matar a esposa a pauladas

• Vídeo mostra o momento da prisão do investigado pela morte de Katiane Gomes