O homem que desarmou um dos atiradores no atentado à praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, apareceu pela primeira vez em uma foto divulgada após passar por cirurgia na segunda-feira (15). A imagem foi compartilhada pelo governador do estado de Nova Gales do Sul, Chris Minns, que visitou o paciente no hospital e o classificou como um “herói genuíno”.
O ataque deixou ao menos 15 mortos e cerca de 40 feridos. Os autores dos disparos eram pai e filho. Um deles foi morto pela polícia no local, enquanto o outro permanece internado em estado crítico.
Ahmed al Ahmed
O homem que reagiu ao atentado foi identificado como Ahmed al Ahmed, de 43 anos. Nascido na Síria, ele vive na Austrália desde 2006, possui cidadania australiana e trabalha como comerciante de frutas. Durante o ataque, Ahmed avançou contra um dos atiradores, entrou em luta corporal e conseguiu desarmá-lo.
Na ação, ele foi baleado no braço e na mão. Mesmo ferido, conseguiu impedir que o agressor continuasse atirando, atitude considerada decisiva para evitar mais mortes.
Segundo o primo de Ahmed, Jozay Alkanj, que falou com a imprensa australiana na porta do hospital, ele passa bem após a cirurgia realizada nesta segunda-feira, mas ainda deverá ser submetido a novos procedimentos médicos nos próximos dias.
Leia também:
- Ataque a tiros deixa mortos em praia durante evento judaico; veja vídeo
- Ataque em praia é classificado como terrorista e mirava comunidade judaica, dizem autoridades
- Veja: brasileiro grava fuga de tiroteio durante festival judaico em Sydney
