Novas regras para tirar CNH começam a valer nesta semana, diz ministro

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O governo vai mudar a forma de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no país já nos próximos dias. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), as novas regras entram em vigor ainda nesta semana

O que muda: sai a obrigatoriedade de passar por autoescola e entra um processo digitalizado, mais simples e direto, que reduz etapas e reorganiza todo o caminho até a CNH.

A virada começa com o lançamento do aplicativo CNH do Brasil, que deve ser apresentado pelo governo na terça-feira (09), antes da publicação das normas em edição extra do Diário Oficial da União. Pelo menos, é o que o ministro disse ao G1.

A partir daí, as mudanças passam a valer de imediato: curso teórico gratuito, aulas práticas reduzidas, possibilidade de usar o próprio carro, contratação de instrutor autônomo credenciado e um sistema de renovação automática para quem mantém histórico de bom condutor.

Governo vai lançar aplicativo e liberar novo processo para obter a CNH

O centro da mudança é o novo aplicativo CNH do Brasil, que, segundo disse o ministro dos Transportes ao Metrópoles, vai ser uma atualização do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, reunindo o processo de habilitação. 

Homem fazendo aula em simulador numa autoescola para tirar CNH
Futuro motorista vai poder escolher como quer aprender – e a autoescola vai deixar de ser obrigatória para tirar CNH (Imagem: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

A expectativa é que a atualização seja seguida, no mesmo dia, pela publicação das novas normas em edição extra do Diário Oficial. Ao constarem no documento, as regras passam a valer.

Com o aplicativo, o processo passa a ser digital de ponta a ponta. O futuro motorista pode começar tudo pelo celular, fazendo o curso teórico gratuito e recebendo o certificado ao final. 

Some a isso o fim da obrigatoriedade de passar por autoescola. Agora, o candidato escolhe como quer aprender: pode fazer tudo numa autoescola, contratar um instrutor autônomo credenciado ou estudar em instituições autorizadas para o curso teórico. 

O conteúdo teórico continua disponível presencialmente para quem preferir, mas a carga horária mínima deixa de existir. E as aulas práticas caem de 20 horas para duas horas obrigatórias. Até o carro do próprio aluno passa a valer, desde que esteja dentro das regras do Código de Trânsito.

O pacote também mexe no bolso. O governo fala em redução de até 80% no custo final da CNH. Em tese, seria um alívio para milhões de pessoas que já dirigem sem habilitação (ou que não dirigem) por não conseguirem arcar com o processo atual. 

Mesmo com a flexibilização, as provas seguem como etapa decisiva. Exame teórico e prova de direção continuam obrigatórios, assim como a ida presencial ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para biometria, exame médico e psicológico. 

No entanto, uma trava antiga cai. O processo deixa de ter validade de um ano, o que permite que o candidato avance no próprio ritmo.

Novas regras para CNH criam selo de bom condutor, padronizam avaliações e ampliam fiscalização de instrutores

A reformulação também muda a vida de quem já dirige. O governo vai adotar a renovação automática e gratuita da CNH para bons condutores (motoristas que não tiveram nenhum ponto registrado no ano anterior). Esse grupo receberá um selo de identificação no novo sistema. 

Pessoa segurando celular exibindo CNH virtual
“Bons condutores” – motoristas que não tiveram nenhum ponto registrado no ano anterior – terão selo em novo aplicativo e poderão renovar CNH gratuitamente (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O pacote ainda padroniza as provas teóricas e práticas em todo o país. Pela primeira vez, todos farão o mesmo exame, com questões alinhadas nacionalmente e simulados no aplicativo com exatamente o tipo de pergunta que cai na avaliação. Se o candidato reprovar, ganha uma segunda tentativa da prova prática sem custo adicional.

Do lado da formação, o novo modelo abre espaço para os instrutores autônomos credenciados, que passam a atuar nas aulas práticas. Eles precisam cumprir requisitos de idade, experiência e formação pedagógica, além de certificações específicas. 

Todo o trabalho deles fica integrado ao sistema da Carteira Digital de Trânsito. Nome, horários e locais de aula aparecem nos registros oficiais. E a fiscalização pode ocorrer a qualquer momento. 

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Os veículos usados também entram nesse controle. Eles precisam estar identificados, com equipamentos obrigatórios em dia e dentro do limite de idade previsto para carros, motos e veículos de carga.

Para o ministro Renan Filho, o redesenho busca modernizar o sistema, ampliar o acesso e focar no que realmente mede a aptidão do candidato. Nas palavras dele, o aprendizado efetivo depende da prova, não da quantidade de horas acumuladas.