A Polícia Civil prendeu em flagrante quatro pessoas que integravam uma quadrilha especializada em dar golpes em turistas, usando maquininhas de cartão, na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A operação foi realizada na segunda-feira (1), por policiais da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), após trabalho de inteligência no local.
Golpes realizados
De acordo com a investigação, os suspeitos tinham estrangeiros em seu alvo e tentavam vender itens de pequenos preços, para que, na hora do pagamento, realizassem cobranças enormes. Um turista romeno, inclusive, foi empurrado, teve seu celular roubado e viu uma cobrança de R$10,3 mil em seu cartão, referente a compra de um único cigarro.
A mesma quadrilha ainda tentou aplicar o golpe em turistas italianos. Quando os abordaram, os criminosos cercaram duas vítimas e tentaram realizar compras no cartão, por conta da venda de cigarros eletrônicos, que seriam cobrados R$10 mil cada um.
Passagens na polícia
Os quatro homens têm histórico pela polícia: um deles é apontado como responsável por organizar todo o esquema e acumula 11 passagens por associação criminosa, roubo, furto e estelionato, crimes nos quais dois de seus comparsas também respondem. Enquanto os demais integrantes têm passagens por associação criminosa, roubo, furto, estelionato, corrupção ativa, receptação e tráfico de drogas.
Os golpistas foram autuados por roubo, tentativa de estelionato, associação criminosa e contrabando. Todos que foram presos seguem à disposição da Justiça.
Leia mais:
- Turista é atacada por tubarão após tentar ‘brincar’ com animal
- Turista que morreu em excursão publicou vídeo sobre dificuldades horas antes da tragédia
