ContilNet faz lista dos 12 secretários de Gladson que mais se destacaram em 2025; confira

O ContilNet preparou uma lista com 12 gestores que, na opinião do site, desempenharam de forma importante suas funções, ganhando repercussão por seus trabalhos.

Figuras importantes se destacaram ao longo de 2025 na gestão do governador Gladson Cameli. Alguns de seus secretários obtiveram grandes conquistas e ganharam ainda mais notoriedade.

ContilNet preparou uma lista com 12 gestores que, na opinião do site, desempenharam de forma importante suas funções, ganhando repercussão por seus trabalhos.

Veja a lista:

Sula Ximenes

Sula Ximenes é presidente do Deracre/Foto: ContilNet

Natural de Feijó, Sula Ximenes encabeça a lista de gestores notáveis. Sendo a primeira mulher a presidir o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) em mais de 40 anos de história, ela conduziu a entrega de obras importantes no Estado, como a ponte da Sibéria, em Xapuri; a rodovia AC-445, que liga Bujari a Porto Acre; e a estrada da Variante, também nas terras de Chico Mendes.

Além disso, Sula entregou outras obras não menos importantes, do Alto Acre ao Juruá, que estão em andamento, e continua conduzindo projetos em execução.

Aberson Carvalho

Secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho/Foto: Juan Diaz/ContilNet

 

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, merece destaque na lista, já que tem desenvolvido um excelente trabalho à frente da pasta. Ele organizou e colocou para acontecer o maior concurso da história do Acre, com mais de 3 mil vagas. Os frutos começaram a ser colhidos na próxima semana, quando a primeira leva de aprovados será convocada.

Aberson fortaleceu ainda mais, em 2025, um dos maiores projetos da Educação Estadual: o Prato Extra, programa do governo que oferece uma segunda refeição diária para alunos da rede pública, tanto durante o ano letivo quanto nas férias escolares.

Nayara Lessa

Nayara Lessa é secretária de Comunicação/Foto: Ingride Kelly/Secom

A jornalista e secretária de Comunicação, Nayara Lessa, é, sem dúvidas, uma das pessoas de maior confiança do governador Gladson Cameli. Ela executou, de forma brilhante, o projeto de aproximar ainda mais o governo das pessoas e das comunidades mais distantes, dando mais estrutura para as rádios dos municípios e para todo o sistema público de comunicação.

Não menos importante: Nayara é criadora do primeiro prêmio de comunicação do governo.

Pedro Pascoal

Secretário de Saúde, Pedro Pascoal/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Um dos braços direitos do governador Gladson Cameli, o secretário de Saúde (Sesacre), Pedro Pascoal, também foi destaque em 2025 ao fortalecer o corpo de servidores da Sesacre, convocando mais de 200 profissionais aprovados no último concurso do Estado.

O secretário também garantiu, por meio da Fundhacre, que o Acre batesse recorde no número de transplantes, consolidando o Estado como referência na Região Norte.

André Hassem

André Hassem é presidente do Imac/Foto: ContilNet

O presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), André Hassem, também ganhou destaque em 2025. Além de conduzir com maestria as discussões sobre licenciamentos ambientais — num momento em que o tema tem gerado muita polêmica em todo o Brasil —, o gestor conseguiu um feito histórico: entregar ao órgão sua primeira sede própria, sendo também o maior prédio público da área ambiental na Região Norte.

André consegue dialogar sobre meio ambiente de forma respeitosa e longe da polarização.

Ricardo Brandão

Em encontro inédito, governo do Acre potencializa planejamento estratégico e comunicação pública com os 22 municípios

Ricardo Brandão é secretário de Planejamento (Seplag)/Foto: Reprodução

Mente brilhante, capacidade técnica e forte poder de articulação: esses são os elogios atribuídos — dentro e fora do governo — ao secretário do Planejamento e Gestão (Seplan), Ricardo Brandão.

Por dentro das contas públicas e expert em orçamento, Brandão se destacou em 2025 ao conseguir tirar todas as dúvidas da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e dos cidadãos sobre a situação previdenciária do Estado. Além disso, conseguiu dialogar com sindicatos e categorias sobre PCCRs e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Luiz Tchê

Tchê é secretário de Agricultura. Foto: Alice Leão/Secom

O secretário de Agricultura do Acre (Seagri), José Luiz Tchê, mostrou que é possível aproximar o governo e as políticas públicas da agricultura familiar e do agronegócio. Por onde anda — nos ramais mais distantes — é bem avaliado porque atende do pequeno ao grande produtor, com a mesma disponibilidade.

O sucesso das exportações de grãos em 2025 e a alta no plantio de café também passam por sua atuação.

Amarísio Freitas

Amarísio Freitas, secretário da Fazenda do Acre/ Foto: Aleff Matos/Sefaz

Tímido e longe dos holofotes, Amarísio sabe trabalhar muito bem nos bastidores e, por isso, merece destaque.

O secretário de Fazenda do Acre tem conduzido com maestria as previsões sobre as contas do Estado, garantindo publicamente, inclusive, que não há risco de atraso de salário. Sua sensibilidade e capacidade técnica já o levaram a ocupar, inclusive, cargo na diretoria do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).

Taynara Martins

No GovCast, Detran reforça compromisso com segurança, educação e melhoria dos serviços no Acre

Taynara é presidente do Detran/AC/Foto: Reprodução

A policial militar Taynara Martins mostrou que tem muita capacidade de gestão. À frente do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), ela tem gerenciado com muito primor um dos programas mais importantes da pasta e do Governo do Acre: o CNH Social. A proposta oferece carteiras de habilitação gratuitas a milhares de acreanos.

Além disso, Taynara veio para mostrar que o Detran não é apenas um órgão que aplica penalidades, mas uma entidade que orienta, promove campanhas de conscientização e trabalha em parceria com outras instituições.

Calixto

Luiz Calixto é o titular da Secretaria de Estado de Governo (Segov)/Foto: Reprodução

Auditor fiscal aposentado, o atual secretário de Governo (Segov), Luiz Calixto, está fazendo muito bem o dever de casa, mesmo comandando uma das pastas mais desafiadoras do governo.

Conduzindo todas as articulações políticas, Calixto tem ajudado a vice-governadora Mailza Assis na sua caminhada rumo à pré-candidatura ao Governo em 2026 e consegue, inclusive, gerenciar algumas crises inevitáveis em qualquer gestão.

Francisca Arara

Francisca Arara. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Chamada carinhosamente pelo governador Gladson Cameli de “Chiquinha Arara”, a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, tem aproximado o governo das populações indígenas do Acre.

Atuando fortemente na captação de recursos para melhorar cada vez mais a vida dos indígenas, Francisca Arara foi destaque na COP30, levando iniciativas capitaneadas por sua gestão e mostrando que é possível trabalhar com bioeconomia para desenvolver o Estado.

Mardhia El Shawwa

Acre integra fórum nacional de combate à violência contra mulheres criado pelo Ministério das Mulheres

Márdhia é secretária da Mulher/Foto: Reprodução

A secretária da Mulher, Márdhia El Shawwa, tem feito um trabalho intenso e notável na pasta que atua, principalmente, no enfrentamento à violência contra mulheres.

Sensível às identidades diversas dentro das discussões sobre gênero, ela conseguiu um feito, junto com sua equipe: a diminuição de 20% nos casos de feminicídio entre 2023 e 2024, em todo o Acre. O governador Gladson Cameli comemorou os dados positivos.