PT recebe presidente nacional da sigla no Acre e sela dobradinha ‘Thor-Jorge Viana’

PT do Acre realiza plenária em Rio Branco e debate estratégias para 2026

A executiva estadual do Partido dos Trabalhadores (PT/AC) realizou uma plenária nesta sexta-feira (28), em Rio Branco, para receber o presidente nacional da sigla, Edinho Silva.

O evento aconteceu no auditório do Sebrae e reuniu inúmeros filiados, além de lideranças do grupo, como o presidente estadual do partido, André Kamai, e o presidente da Apex/Brasil, Jorge Viana.

A visita de Edinho ao Acre faz parte do roteiro nacional que ele realiza ao longo de 2025, passando por todos os estados brasileiros.

Kamai disse que a agenda teve o objetivo de oferecer a Edinho um acolhimento e uma escuta dos anseios do grupo no estado, especialmente em relação às eleições de 2026.

“É uma satisfação enorme, um prazer, uma felicidade para a gente poder receber aqui o Edinho. O Edinho é um quadro extraordinário do Partido dos Trabalhadores. Foi prefeito, vereador, foi ministro de Estado, é presidente hoje aqui do nosso partido e está criando um novo momento do partido, estando próximo das direções. Viajou por todos os estados, entendendo cada lugar e a dinâmica de cada um, e isso certamente vai nos ajudar a nos fortalecer na luta aqui. Então, a plenária aqui hoje é para que a gente possa dar um abraço no Edinho, compartilhar com ele quais são os nossos sonhos e objetivos aqui, e ouvir dele quais são os objetivos da direção nacional, como está olhando para o PT do Acre e o que está esperando da gente”, disse o presidente estadual do PT.

Público lota auditório do Sebrae durante plenária do PT/AC em Rio Branco nesta sexta-feira (28)/Foto: ContilNet

Edinho agradeceu a oportunidade de estar no Acre e disse que confia no projeto que a executiva estadual traçou para as próximas eleições.

“Hoje é o 26º estado que eu visito. Amanhã, visitando Rondônia, eu completo o 27º. No mínimo, uma vez em cada estado este ano, o que é importante para que a gente possa dialogar com os nossos dirigentes, com as nossas lideranças, entender a situação política de perto, de cada estado”, disse o presidente nacional do partido.

“Eu tenho dito que a tática eleitoral correta é a tática que a direção estadual constrói. Quem está no cotidiano da política do estado são os nossos dirigentes estaduais, são as nossas lideranças estaduais. Eu penso que a tática eleitoral correta é a que alcança os seus objetivos. E aí eu penso que nós temos que superar essa concepção de hegemonismo, ou seja, o Partido dos Trabalhadores não tem que hegemonizar o tempo todo. Não, nós estamos vivendo um momento muito difícil da política brasileira. Eu não tenho nenhuma dúvida em caracterizar historicamente a ascensão do fascismo no Brasil como a ascensão do fascismo no mundo”, acrescentou.

Silva afirmou ainda que o partido apoia a candidatura do médico Thor Dantas, do PSB, ao Governo.

“Nós queremos construir com os aliados a candidatura do Thor. É um profissional extremamente respeitado, que tem uma folha de serviços prestados à sociedade. É uma referência, inclusive internacional, e foi referência para nós, todos nós que enfrentamos a pandemia, ele foi uma referência. Então, nós queremos construir com os aliados a candidatura do Thor. É uma construção onde o Partido dos Trabalhadores vai ocupar espaço na chapa, vai ajudar a construir essa candidatura, vai participar da coordenação da campanha, portanto vai se comprometer com a construção desse campo político. E, claro, com uma liderança como a do Jorge Viana, que é um dos maiores quadros da política brasileira e que hoje tem sido fundamental, inclusive, em um projeto de retomada da nossa capacidade de industrialização e de exportação. Então, estou muito otimista com a construção da nossa tática eleitoral aqui no Acre. E, repito, porque a direção estadual está muito forte, está muito coesa, sob a liderança do nosso vereador André Kamai”, pontuou.

Filiados e lideranças ocupam auditório do Sebrae em Rio Branco durante plenária do PT do Acre/Foto: ContilNet

Jorge Viana também agradeceu a presença de Edinho e disse que tem boas expectativas em relação ao futuro do partido no Acre.

“É um momento histórico. Então, a vinda do presidente Edinho é para mim um sinal de que estamos tendo a oportunidade de começar uma nova fase na vida do Partido dos Trabalhadores aqui no Acre, da nossa luta política. Eu não sei, mas tenho um sentimento de que está tudo caminhando para o presidente Lula ter uma reeleição e nós teremos, então, cinco anos de trabalho com o presidente, se isso se configurar. E nós, aqui no Acre, podemos ser essa interlocução com o novo governo. Eu estou sendo convidado para ser candidato ao Senado por conta da minha experiência, da minha vivência. Estou muito animado, animei o pessoal todo lá do Alto Acre hoje, porque, assim, eu não sinto o peso da idade, nada. Eu me sinto renovado. Estou como se tivesse a mesma idade de 15 anos atrás”, concluiu Viana.

Veja o vídeo: